Oriundo da capital de São Paulo, Taspio vive o melhor momento da carreira no Fortnite. Nos últimos meses, o streamer e criador de conteúdo de 23 anos se tornou uma das principais figuras da comunidade do battle royale da Epic Games e atualmente tem média de 12 mil espectadores simultâneos na Twitch. No entanto, nem sempre foi assim: ele precisou abdicar da faculdade e contar com o apoio de pro players para, enfim, atrair interesse de organizações como LOUD e Hero Base.

Onde tudo começou

A relação entre Taspio e games começou desde quando ainda frequentava a escola. Na época, ele explicou que acordava cerca de quarenta minutos antes de ir para a aula com intuito de jogar Call of Duty e, assim que retornava, continuava a jogatina. A paixão pelos games, portanto, é tão antiga que o streamer joga a franquia FIFA desde a edição 2008. No simulador de futebol da EA Sports, inclusive, Taspio revelou que chegou a ser o melhor do Brasil no formato online por quase um mês inteiro.

Por incrível que pareça, nunca passou pela cabeça dele ser streamer ou quiçá pro player. “Eu só jogava os jogos porque realmente gostava e continuo gostando”. Mas aí chegou a adolescência e Taspio seguiu o mesmo roteiro de vida de grande parte dos brasileiros: entrou para a faculdade de Rádio e TV e passou a conciliar a paixão pelos jogos com os estudos. Como em situações mais comuns do que se imagina, ele não se adaptou ao curso e realizou transferência para Publicidade e Propaganda, algo que também não o agradou.

Em mais uma mudança de curso, Taspio foi para Nutrição e começou a se encontrar até o surgimento de um problema que depois viria a ser a grande solução do futuro: o Fortnite. Embora não tenha sido amor à primeira vista, já que o streamer contou que era zoado pelos amigos por ser pior do que eles, a paixão se intensificou quando Taspio ganhou um computador e um monitor "bem básicos". Anteriormente, ele confessou que jogava no console e tinha problemas de estruturas que causaram prejuízos à saúde, como a obrigatoriedade de agora utilizar óculos.

Do competitivo ao conteúdo

A partir disso, Taspio começou a ter mais habilidade no Fortnite e, além de superar os amigos, ganhou uma edição do Conexão Games, campeonato realizado na Temporada 8 do Capítulo 1 do jogo. A conquista do torneio fez com que ele ganhasse um impulso nos esports e criasse um canal no YouTube de produção de conteúdo e de gameplays, já que, na opinião dele, vinha de uma boa fase no game.

De 60 a mil inscritos no canal em pouco tempo, Taspio confidencia que o canal até teve altos e baixos, mas isso não o fez desistir. “Eu nunca abaixei a cabeça. Todo dia eu acordava e pensava em dar o meu melhor sem se importar com as visualizações”. E foi assim que passou a fazer transmissões ao vivo no próprio YouTube, chegando a bater mais de mil espectadores simultâneos até decidir rumar para a Twitch porque, na visão dele, enxergava um retorno maior em comparação com outras plataformas.

Como de praxe, o início não foi fácil, ainda que Taspio tenha se surpreendido com 30 pessoas de média na primeira transmissão ao vivo realizada na Twitch. Depois, o canal do criador de conteúdo na plataforma foi gradualmente aumentando até um ponto que passou a ter 100 espectadores de média e ele chegou a julgar como o limite da carreira.

“Eu achava que estava no meu auge e que era impossível melhorar isso, mas eu estava lá dedicado, nunca olhando os espectadores e sempre dando meu máximo, disse.

fortnite battle royale epic games taspio streamer twitch loud hero base
Taspio na Flakes Power Cup (Foto: Rafael Cardoso/Flakes Power Cup)

Dias de luta, dias de glória?

Com o iminente crescimento, Taspio foi convidado para fazer parte da Only, organização que já teve as presenças de BlackoutZ, KingBR e outros grandes pro players do cenário do Fortnite. Por lá, o streamer até teve um hype legal, mas continuou com a mesma média de espectadores e optou por aceitar a proposta da Stars Horizon

Na ocasião, Taspio contou que acreditava ser a melhor oportunidade da sua vida, apesar do baixo salário e da exigência de realizar 150 horas de live por mês. Ele, por outro lado, afirma que não tinha conhecimento de valores relacionados a streamers e acabou indo por impulso, uma vez que, três meses depois, praticamente foi dispensado. Segundo Taspio, a organização queria abaixar o salário que já era pequeno e acreditava que ele não estava demonstrando uma média legal de espectadores: “eu pensei, tudo bem, vou sair e seguir. Vai aparecer alguma coisa melhor no futuro”

fortnite battle royale epic games taspio streamer twitch loud hero base
Taspio posa com seu carro (Foto: Reprodução/Instagram)

Então, passaram-se 20 dias e Taspio foi chamado para um projeto na Abstract que mudou a sua vida. A organização tinha grandes streamers e jogadores no elenco como, por exemplo, Felipersa, que foi o grande responsável pela viralização de Taspio na comunidade do Fortnite. O respectivo pro player publicou, no Twitter, elogios à transmissão ao vivo do streamer. Isso fez com que grande parte dos profissionais do game instantaneamente entrassem na live do Taspio, que passou de mil espectadores simultâneos pela primeira vez na carreira. 

“Eu pensei que estava vivendo um sonho, só que um sonho de um dia, já que amanhã acabaria. Então, eu aproveitei isso. No dia seguinte, eu abri a live e, em um segundo, tinham 800 espectadores. Aí caiu a ficha que o sonho tinha virado realidade”, confessou.

O sonho, de fato, virou realidade. Atualmente, Taspio soma mais de 12 mil pessoas em média por stream: “é algo que é meio inacreditável e eu falo para o pessoal nunca desistir do sonho porque as coisas realmente acontecem do nada. Você pode estar em um dia ruim, abrir live e mudar sua vida igual mudou a minha”.

LOUD ou Hero Base?

Em uma questão mercadológica, os recentes números massivos de Taspio chamaram a atenção das principais organizações de Fortnite no Brasil. Tanto LOUD quanto Hero Base realizaram propostas para o streamer, que já tomou a decisão a respeito e revelou que foi a escolha mais difícil da vida dele. De acordo com o ge, Taspio optou pela LOUD.

“LOUD e Hero Base são organizações que você vai crescer na vida, tanto de imagem, quanto de tudo. Você vai evoluir completamente. Pela escolha, foi a dúvida mais difícil da minha vida. Eu preferia ter recebido proposta só da LOUD ou só da Hero Base porque escolher entre uma e outra é meio que um tiro no pé. O que eu posso dizer é que estou muito feliz e vou evoluir em todos os quesitos na organização que eu for”, concluiu.

fortnite battle royale epic games taspio streamer twitch loud hero base
Taspio "faz o L" nas instalações da Hero Base (Foto: Reprodução/Instagram)