A ESL anunciou que promoverá seu primeiro torneio de Dota Underlords, a versão de Auto Chess feita pela própria Valve. A disputa será aberta a qualquer pessoa que esteja no ESL One Hamburg, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, e terá premiação total de 5 mil euros.

O Underlords foi anunciado recentemente pelo time de Dota 2, e só pode ser acessado por jogadores que possuam o Battle Pass do game. Para o futuro, o plano é disponibilizar o jogo para público geral em um beta, que poderá ser acessado tanto no computador quanto em smartphones.

O formato de Auto Chess, onde o jogador posiciona combatentes automatizados em um tabuleiro, está ganhando cada vez mais relevância: ele começou com um mod feito pela própria comunidade de Dota 2. Eventualmente, a Valve demonstrou interesse em adquirir aquela propriedade intelectual, mas não entrou em acordo com os criadores.

Assim, a Valve passou a desenvolver sua própria versão do game, o Underlords, enquanto o Auto Chess original migrou para mobile e Epic Games Store. Em paralelo, a Riot anunciou o Teamfight Tactics, que utiliza o mesmo formato com os campeões de League of Legends.