Lelis, o principal nome do Brasil no cenário competitivo de DotA 2, colocou uma mancha na história do país no jogo. O jogador, que passou a usar o nick de “LESLÃO” nos últimos meses, utilizou o termo racista “run nigga” como nome de um dos itens que usufruiu durante a partida entre Soniqs e BOOM realizada nesta terça-feira (18) pelo The International 2022, o Mundial do MOBA da Valve. O fato rapidamente ganhou as redes sociais.

Ciente da atitude, a Soniqs, organização em que o brasileiro fazia parte desde agosto deste ano, decidiu encerrar o contrato com ele nesta quarta-feira (19). A equipe justificou a decisão por ter “uma política de tolerância zero em relação a racismo ou discrimiação de qualquer tipo” (confira o comunicado abaixo).

“Ao final da nossa partida do TI 11 contra a BOOM, havia uma mensagem racista visível no jogo de Rodrigo "LESLAO" Santos. Mantemos nossos jogadores em um alto padrão de profissionalismo e temos uma política de tolerância zero em relação a racismo ou discriminação de qualquer tipo. Com efeito imediato, liberamos LESLAO de seu contrato na Soniqs”, anunciou a organização.

LEIA MAIS

Antes do anúncio da Soniqs, Lelis se pronunciou a respeito do assunto no Twitter. Em um único tweet, o jogador se desculpou, disse estar arrependido e ainda argumentou que o item "Éfigie Heroica" foi renomeado por ele há bastante tempo.

“A mensagem na minha efígie foi apenas colocada em foco. É claramente inapropriado e doloroso, e peço desculpas por escrevê-lo. Eu o escrevi descuidadamente há muitos anos e depois esqueci, e estou profundamente arrependido por ter feito isso e por não ter verificado/removido antes”, disse Lelis.

Até o momento da publicação desta matéria, a Valve e o The International 2022 não se pronunciaram oficialmente. Vale contextualizar que a Soniqcs de Lelis acabou eliminada na primeira fase da competição após terminar no 9° lugar do Grupo A, com 13 derrotas e apenas cinco vitórias. 

Qual o significado da expressão?

Em tradução direta, a expressão “run nigga” significa “corra negro” ou “corra preto”. No entanto, é um gíria depreciativa. Isso porque o termo “nigga” é um derivado de “nigger”, que também quer dizer “negro” ou “preto” - sendo que o uso é mais agressivo e pejorativo. 

A palavra “nigga” foi criada há bastante tempo nos Estados Unidos e passou a ser usada por brancos para se referirem aos pretos indicando inferioridade. Sendo assim, em alguns contextos nos Estados Unidos, a gíria é tida como um palavrão e costuma ser censurada com a expressão “the N word” (a palavra com N). Talvez seja a palavra que mais simbolize as ideias de supremacia branca no país.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebook e TikTok.