O IEM Rio Major 2022 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) pode ser feito em um estádio de futebol? É o que os fãs estão pedindo a todo momento nas redes sociais. Os comentários a respeito do assunto são cada vez mais constantes e até jogadores profissionais, como FalleN, endossaram o coro.

Leia mais:

Desde o Major anunciado em 2020, na Jeunesse Arena, o local era tido por alguns como "pequeno para um Major". Em matéria comparativa, mostramos que a capacidade da arena carioca está na média de todos os Majors da história e acima de muitos deles.

Ainda assim, outros argumentam que o Major no Brasil deveria ser diferente de todos os outros. O maior da história, em um estádio de futebol. Maracanã e Allianz Parque, que ficam respectivamente no Rio de Janeiro e São Paulo, foram citados, assim como a Arena da Baixada, em Curitiba, por ter um teto retrátil e combinar mais com torneios de esports.

De fato, os que se mostraram interessados por ingressos são muitos. Não à toa, o site da Eventbrite não aguentou o fluxo de acessos e travou ou caiu diversas vezes. Não foi uma tarefa nada fácil adquirir os ingressos e muitos ficaram de fora.

Além do fãs, até mesmo pro players endossaram o coro da torcida. Dois exemplos foram FalleN, da Imperial, e S1mple, da Natus Vincere. O brasileiro disse: "Precisamos de um lugar maior, ESL. Vamos para um estádio de futebol". Já S1mple brincou: "Se não for em um estádio de futebol, eu não vou ESL!".

É pouco provável que a organização da competição ceda aos pedidos, por diversos motivos. Fora o fato de toda a logística e questões contratuais com a Jeunesse já estarem realizadas, há outros receios por trás desta decisão de não fazer, logo de cara, em locais tão grandes, acima dos padrões de todos os Majors da história.

Problemas estruturais estão entre os maiores, assim como saber exatamente o que os fãs realmente querem ver. Em outros eventos internacionais realizados no Brasil, jogos de brasileiros se mostraram verdadeiras copas do mundo, enquanto outros sem brasileiros ficaram muitas vazios, mesmo com grandes times na disputa como Astralis, FaZe e outros.

Em todo o planeta, o Brasil é, de fato, um dos lugares mais prováveis a quebrar todos os recordes do Major um dia. Porém, talvez não seja desta vez que isso acontecerá. De qualquer forma, o brasileirinho tem um compromisso de 10 a 13 de novembro e precisa fazer bonito lá, para termos oportunidades ainda maiores. E fazer bonito é com a gente mesmo.