A transferência do projeto de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) da GODSENT para a 00Nation deixou perguntas no ar. Muitos não entenderam os porquês que levaram a maior parte da equipe a mudar de organização, o porquê de TACO e Cold se juntarem agora, entre outras dúvidas. Em transmissão realizada na noite desta quarta-feira (6), os jogadores da 00 se reuniram para responderem essas e outras perguntas da imprensa e do público.

Leia mais:

Início de projeto e mentalidade

Foto: HLTV/Reprodução

De acordo com Américo, tudo começou quando a diretoria da 00Nation optou por mudar drasticamente o elenco que acabara de contratar. O início agradou, mas a eliminação precoce no Regional Major Ranking das Américas esgotou a paciência da organização.

"Nós começamos a trabalhar bem no início do ano. Quando chegamos no RMR, tivemos dificuldades notórias. Nesse período, nós identificamos que tínhamos objetivos maiores do que os que atingimos, então procuramos soluções para isso. Depois disso, fomos atrás de uma equipe competitiva que combinasse com os objetivos da organização", disse o Manger da 00Nation.

Do lado da GODSENT, a decisão da saída dos jogadores foi tomada em comum acordo. TACO revelou, inclusive, que o desejo de venda da equipe também era da diretoria dos GOD's. Por este e outros fatores, ele acredita que foi um "ótimo casamento":

"Além da adição de um jogador experiente como o Cold e um AWP tão bom individualmente como o try, nós achamos que poderíamos alçar voos maiores. Com a 00Nation, nós vimos que teríamos a estrutura que precisaríamos. A GODSENT nos ajudou bastante e posso falar por todos que somos muito gratos pelo projeto deles e por tudo o que fizeram por nós, mas também digo que o interesse da transferência, da venda da nossa equipe, também era da GODSENT. Não foi uma decisão tomada por uma pessoa só e sim totalmente em conjunto. Como falei, nós queremos mais, queremos ser um time competitivo a nível mundial, então com essas adições e com a ajuda que a 00 já nos dá fora do servidor, com certeza teremos grandes diferenciais. Foi um casamento bom, em um momento que precisávamos de uma chacoalhada", explicou TACO.

Atualmente a 00Nation está na disputa da IEM Cologne 2022. A classificação veio nesta quarta-feira (6), após vitória de 2 a 0 sobre a Imperial, no The Last Clássico. Além desta competição, outras também já estão em vista pelo time. No entanto, o mais importante para eles não é a competição que irão jogar, mas sim o objetivo em cada uma delas.

"Nós sempre fomos muito seletivos nessa questão de torneios, então sempre pensamos no que ela pode nos agregar. Somo assim desde a época de GODSENT", afirmou adr. "Nos campeonatos menores por exemplo, entramos com a mentalidade de treino. É importante que o time entre sabendo o que pensar do campeonato, ou seja, se vai entrar para dar a vida e ganhar ou se preparar. É algo que aprendi com o TACO. Então nós sempre sentamos e vemos o que a equipe precisa. A ideia é dosar isso como fizemos na GODSENT, e lá gente escolhia muito bem, usando os menores como preparação e chegando nos maiores bem quentes", completou.

Antes de pensar em mais torneios para disputar após a IEM, a 00Nation, assim como os maiores times do mundo, terá uma pequena pausa para as férias. Esta, porém, será um pouco menor do que o de costume. Ainda assim, Latto acredita que é o tempo ideal: "20 dias de playerbreak é bom. Não gosto de ficar muito tempo parado, tipo 30 ou 40 dias, pois perco o ritmo. 20 dias é OK e um bom tempo para aproveitar, curtir as férias e descansar", opinou.

O retorno de TACOLD

Foto: HLTV

O assunto que não podia faltar, afinal é um dos mais comentados, é o retorno da dupla TACOLD. Sobre isso, Cold assumiu que estava com saudades, pois eles se completam.

"Eu e o TACO jogamos muito bem juntos. Nossa sintonia é muito boa. Quando eu jogo com ele me sinto muito mais confortável, pois pensamos igual, escutamos muito o outro, então fluímos bem. Por conta disso, nós fazemos o que precisa ser feito e não costumamos titubear muito, é na base da confiança de um no outro, jogando com a mesma cabeça e vamos pra cima, sem fofoca", comentou coldzera.

Ainda assim, como são outros tempos, bem diferentes da época em que atuaram juntos por SK, Luminosity e até MIBR, o duas vezes melhor do mundo afirma que sua dupla mudou um pouco, mas pede a ele para que não mude tanto assim.

"Muita coisa mudou. O TACO hoje em dia faz IGL, então ele tem uma pespectiva de jogo mais apurada. Antes eram funções bem definidas, enquanto hoje todos sabem de tudo um pouco, tornando o jogo mais mais rápido, dinâmico e  versátil. O interessante é que o TACO é um cara que desenvolve isso bem nos jogadores. Lembro também que Antigamente o TACO era mais entrão, derrubava cabeças e era isso. Mas eu digo que ele também não pode perder essa característica porque é muito bom nisso."

TACO também respondeu perguntas semelhantes e concordou com Cold que as maiores mudanças na verdade foram no jogo e não neles. Ainda assim, ele diminuiu o impacto que a dupla em si causa e deu os créditos ao companheiros.

"É importante entender o momento em que estamos em nossa carreira. E acho que neste início, temos este entendimento extremamente bem. Na época, eu não acho que o cold tinha posições privilegiadas, na verdade ele estava a frente do tempo. Por isso foi o melhor do mundo duas vezes. Acho até injusto quando falam que ele só era bom porque estava comigo. Comigo ou sem, ele seria um excelente jogador. Jogadores a frente da sua época são assim", opinou TACO.

"Mas atualmente estamos em momentos diferentes da nossa carreira, posições diferentes e hoje o Cold assume umas broncas que ele não assumia no passado. O momento ainda é de ajeitar coisas, ver funções, posições, muitas coisas para ajustar... Mas o importante é que o Cold gosta muito de trabalhar, é muito esforçado e tem uma cabeça de vencedor. Eu também gosto de me dedicar muito no que eu faço e eu até brincava no passado dizendo que me dava raiva, no bom sentido, que ele se dedicava tanto quanto eu ou até mais. Então é bom ver que ele não perdeu isso mesmo anos depois", concluiu TACO após lembrar de que eles ficavam treinando juntos por cerca de três horas uma mesma granada.

Os jovens da 00

Foto: HLTV

Neste início de equipe, os mais jovens da 00Nation também são só elogios ao restante do elenco. Try, por exemplo, disse que cky e adr são os melhores, em suas funções, com quem ele já trabalhou. Já dumau, disse que a dupla que está formando com o argentino está sendo proveitosa tanto dentro, quanto fora de jogo.

"A convivência com o try é muito boa. Nós pensamos igual e temos semelhanças em muitas coisas. Até mesmo a maneira de passar o tempo, jogar FPL, ver coisas do jogo, são muitas coisas a dividir um com o outro e aprender também", contou dumau. "Sobre o Cold, eu me inspirei muito nele em questão de estilo de jogo e função, então estar com ele e ver o jeito que ele vê as coisas e reage a tudo, é muito legal e facilita nesse aprendizado", seguiu.

Para TACO, o futuro do trio da 00 é apenas um: "Não só o dumau e o latto, adicionando no bonde da juventude o try, esses moleques são muito dedicados no trabalho e dão tudo de si na parada, além de serem ótimos de grupo. Todos tem um futuro brilhante pela frente. No futuro espero ganhar um Major junto deles, mas mesmo se não estiver junto, vou ficar tão feliz quanto ou mais que eles. Tenho um baitta de um orgulho de todos! Dedicação, esforço e trabalho duro, o resultado é esse, monstrinhos sendo criados", disse o experiente entry.

A 00NAtion volta a jogar na próxima sexta-feira (8), às 7h30 (horário de Brasília), contra a FaZe Clan, no jogo de abertura do Grupo B da IEM Cologne 2022. O duelo ainda não define classificado e eliminado, mas já divide quem segue pela tabela upper e pela lower.