Marion Kaplan, conselheira do Flamengo, fez duras críticas ao time de League of Legends do clube carioca. Em tweets já deletados, Kaplan afirmou que um jogador de LoL é um "nerd autista do pior tipo", além de afirmar que o jogo fere o estatuto do clube por não ser um esporte.

As críticas se iniciaram graças à situação do futebol feminino no Flamengo: "Quem diria, hein? Flamengo divulgando um nerd da pior espécie, símbolo do antiesporte, e nada do futebol feminino. Nem uma linha…", postou.

Em tweet subsequente, ela completa: "Um nerd que fica horas na frente de uma tela, praticando algo que não é atividade física nem cultural. Não é ao ar livre e não serve para nada. Ou seja, se eu falar “nerd autista da pior espécie” ficou mais claro, não?"

Apesar de ter excluído os posts, Marion manteve seu posicionamento quando procurada pelo SporTV: "Estou de saco cheio. Fui visitar o futebol feminino e fiquei envergonhada. O Flamengo não faz nada por elas, sequer dá assistência médica. Agora eu fiquei com 'raiva' (com a repercussão). Não é esporte, vai contra o estatuto. Não me arrependo de ter falado desta forma. Eu sei que muitos são autistas, minha família é de psicanalistas. Acharam que era preconceito, mas é verdade".

A resposta

Felipe "brTT" Gonçalves, um dos maiores nomes no cenário brasileiro de LoL e jogador do Flamengo, não perdeu tempo em responder à conselheira:

Daniel Orlean, responsável por levar o LoL ao clube rubro-negro e antigo vice-presidente de marketing da entidade, defendeu a equipe de eSports: "Uma coisa importante é falar do crescimento que esse cenário tem e o quanto que ele exige dos profissionais e dos Pro Players. Existe um treinamento diário, disciplina, orientação psicológica, nutricional… todo aparato que um esporte de elite tem, essa equipe também possui", disse ao Coluna do Flamengo.

"Isso faz com que se tenha todas as características possíveis para o esporte, até porque o desgaste mental e físico é muito grande. Então existem estratégicas, táticas e disciplina. Não é só porque alguém não quer que seja considerado esporte que isso vai acontecer", ele completa.

Com ou sem críticas, o Flamengo segue com uma temporada quase impecável no CBLoL: o time acumula 13 vitórias e somente uma derrota, liderando com folga a competição.