A Valve anunciou a nova forma de classificação para o Major do Rio de Janeiro. O ESL One Rio terá uma classificatória diferente do habitual, abandonando o sistema de Minors e de vagas garantidas, passando a adotar um sistema de rankings regionais para definir os times convidados ao torneio de Counter-Strike: Global Offensive.

Todos os 24 times que participarão do Major terão de se classificar por meio do ranking, que será baseado por torneios escolhidos pela própria Valve. Cada time receberá pontos de acordo com sua performance nesses campeonatos, e os melhores de cada região estarão garantidos no torneio do Rio de Janeiro.

As vagas serão divididas da seguinte maneira: 10 para times europeus, 6 para times baseados na América do Norte, 5 para a Comunidade dos Estados Independentes; América do Sul, Oceania e Ásia ficarão com uma para cada.

Existem algumas diferenças dentre as vagas de cada região. Dependendo do desempenho, os times serão classificados como Legends, Challengers e Contenders, o que definirá a fase do Major na qual farão sua estreia. Naturalmente, adquirir o status de Legends garante a classificação direta para etapas posteriores.

A Valve ainda ressalta que as equipes que já eram classificadas com Legends e Challengers, devido à sua performance no último Major, sairão na frente da concorrência com alguns pontos bônus. A notícia é boa para os brasileiros da MIBR, que obtiveram o status de Challengers na competição de 2019.

O ESL One Rio estava marcado para maio de 2020, mas teve de ser adiado para novembro devido à pandemia de coronavírus. O torneio está marcado para os dias 19 a 22 de novembro, e terá a premiação acumulada de US$ 2 milhões - a maior na história da modalidade.