O Mundial de League of Legends já está chegando: o maior torneio do MOBA acontece entre os dias 2 de outubro e 11 de novembro, e já possui todos os seus participantes definidos.

O representante brasileiro é o Flamengo, que finalmente saiu da fila do CBLoL e conquistou um título nacional. O time participa da Fase de Entrada, e precisa fazer uma das três melhores campanhas para poder chegar à Fase de Grupos, que já tem 13 equipes previamente qualificadas.

Conheça todos os outros times que brigarão pela taça mais importante no mundo do LoL:

Flamengo

Depois de ter falado muito em representar o Brasil internacionalmente, o Flamengo finalmente chegou ao maior palco possível para o League of Legends. Felipe “brTT” Gonçalves comanda uma equipe que sonha fazer a melhor campanha do país em um torneio internacional. Classificado para a Fase de Entrada.

SKT T1

O lendário Lee “Faker” Sang-hyeok volta ao Mundial depois de decepcionar com sua ausência em 2018. Ainda representando a SK Telecom T1, com a qual já foi campeão do mundo três vezes, o experiente mid-laner tentará ascender mais uma vez ao topo do League of Legends. Classificado para a Fase de Grupos.

Griffin

Conquistando a vaga para o Mundial graças aos pontos acumulados durante toda a temporada, a Griffin fará sua estreia em torneios de nível internacional. Conhecendo a tradição dos times coreanos, é uma equipe a se observar durante o torneio. Classificado para a Fase de Grupos.

DAMWON

A DAMWON conquistou a terceira vaga destinada a times coreanos, vencendo a Kingzone DragonX nas Finais Regionais para avançar ao mundial. O time nunca chegou a participar de torneios a nível internacional, mas chamou a atenção por seu bom desempenho em uma liga de altíssimo nível. Classificado para a Fase de Entrada.

Invictus Gaming

Procurando a redenção após cair nas semifinais do último MSI, os atuais campeões do Mundial se classificaram apenas com a terceira vaga destinada à China. Classificado para a Fase de Grupos.

Royal Never Give Up

Ficando com a segunda vaga destinada à LPL, os chineses da RNG possuem em Jian “Uzi” Zi-Hao uma de suas grandes esperanças para finalmente ir longe em um torneio de alto calibre. Sua última participação no mundial terminou cedo, com derrota nas quartas para a G2. Classificado para a Fase de Grupos.

FunPlus Phoenix

Possivelmente uma das grandes surpresas na LPL, a FunPlus Phoenix foi campeã chinesa e superou nomes como RNG e Invictus. A equipe sacramentou a boa campanha na temporada regular, onde ficou com a primeira colocação; curiosamente, ela também finalizou a temporada no topo da classificação durante o primeiro split, mas caiu nos Playoffs para a Topsports e não foi ao MSI. Classificado para a Fase de Grupos.

Team Liquid

Yiliang “Doublelift” Peng volta ao palco internacional após uma amarga derrota na final do último Mid-Season Invitational. A Fnatic não deu chance para os norte-americanos e ficou com o troféu após varrer a série em três jogos a zero. Apesar do vice, vale a pena ficar de olho na Team Liquid: a equipe conseguiu superar a Invictus, última campeã mundial, para chegar à final daquele MSI. Classificado para a Fase de Grupos.

Cloud9

Acumulando a maior quantidade de pontos durante a temporada da LCS, a Cloud9 garantiu a vaga para o Mundial depois de ter ido longe na última participação: o time chegou até as semifinais, parando apenas na Fnatic. Classificado para a Fase de Grupos.

Clutch Gaming

Fechando os três classificados da América do Norte, a Clutch Gaming conquistou a última vaga nas Finais Regionais, superando a experiente Team SoloMid por 3 a 2 na decisão. Classificado para a Fase de Entrada.

G2

Com um elenco repleto de jogadores de todos os cantos da Europa, a G2 superou a Fnatic na grande final da LEC e garantiu a vaga para o mundial de 2019. A equipe chega como uma das favoritas ao título, tendo levado a taça do último Mid-Season Invitational ao superar a Team Liquid por 3 a 0. Classificado para a Fase de Grupos.

Fnatic

Com o experiente Martin “Rekkles” Larsson no elenco, a Fnatic foi campeã das Finais Regionais da LEC, o torneio que reúne os melhores times da Europa com exceção daquele já classificado para o Mundial - no caso, a G2. Apesar de não ter sido campeã em sua liga, vale lembrar que os europeus chegaram à final do último Mundial, perdendo por 3 a 0 para a Invictus. Classificado para a Fase de Grupos.

Splyce

A terceira vaga da Europa ficou com a Splyce, que conseguiu a classificação por ter chegado às Finais Regionais de sua Liga. O time já participou do Mundial em 2016, quando conseguiu apenas uma vitória em seis jogos. Classificado para a Fase de Entrada.

GAM Marines

Campeã da liga vietnamita de League of Legends, a GAM também já foi conhecida por GIGABYTE Marines, Marines Esports e Boba Marines. Apesar da organização estar no cenário desde 2015, essa será a primeira participação em um torneio de nível internacional. Classificado para a Fase de Grupos.

Lowkey

Vice-campeã da liga vietnamita, a Lowkey era conhecida anteriormente como Friends Forever, e possui certa experiência no cenário de League of Legends. Apesar de nunca ter conquistado um título de peso, o time participa de competições desde 2016, e finalmente chegou ao Mundial. Classificado para a Fase de Entrada.

J Team

Campeã da LMS, que reúne equipes de Taiwan, Hong Kong e Macau, a J Team nunca chegou a participar de um MSI ou Mundial. Sua campanha no último split foi bem sólida, terminando a fase de pontos corridos sem nenhuma derrota e vencendo a grande final por 3 a 1. Classificado para a Fase de Grupos.

ahq

Apesar de não ter tido uma campanha tão sólida quanto a J Team no último split, ficando com sete vitórias e cinco derrotas, a ahq conseguiu acumular a maior quantidade de pontos durante toda a temporada, ficando com a segunda vaga da LMS para o Mundial. Classificado para a Fase de Grupos.

Hong Kong Attitude

A terceira vaga da LMS ficou com a Hong Kong Attitude, organização que já participou do Mundial em 2017 mas não teve um desempenho tão bom, ficando entre a 17ª e 20ª colocação. A classificação para o Mundial deste ano veio contra a G-Rex nas Finais Regionais, vencidas pela Attitude por 3 a 0. Classificado para a Fase de Entrada.

MAMMOTH

Com o rodado elenco da Sin Gaming, a MAMMOTH é uma organização relativamente jovem, e que ainda não chegou a grandes palcos do League of Legends mundial. Essa será a primeira oportunidade a nível internacional do time. A vaga foi garantida na grande final da OPL, liga da Oceania, onde venceram a Chiefs Esports Club por 3 a 0. Classificado para a Fase de Entrada.

Royal Youth

Apesar do nome diferente, a Royal Youth não é uma grande novidade no cenário: o time era conhecido anteriormente como Royal Bandits, que disputa torneios no LoL turco desde 2017. Classificado para a Fase de Entrada.

Reprodução/Medyaespor

Isurus

A Isurus garantiu seu segundo título regional na temporada de 2019 e conquistou a vaga para o Mundial. Representando a América Latina, os chilenos não tiveram um bom desempenho no último MSI, ficando em último lugar no Grupo A com apenas duas vitórias. Classificado para a Fase de Entrada.

MEGA

Os tailandeses da MEGA certamente são lembrados pela INTZ, pois derrotaram os brasileiros logo no primeiro dia da Fase de Entrada do último MSI. Os Intrépidos deram o troco no segundo dia, naquela que foi a sua única vitória no torneio. Classificado para a Fase de Entrada.

Unicorns of Love

Possivelmente o time com o nome mais divertido do campeonato, a Unicorns of Love representa a região CIS, que conta com todos os países que formavam a União Soviética. Será a primeira participação da equipe em um torneio desse porte, e o caminho não foi nada fácil: os Unicórnios tiveram de vencer a experiente Vega Squadron em um apertado 3 a 2 para conquistar a vaga. Classificado para a Fase de Entrada.

DetonatioN FocusMe

Os japoneses da DFM são presença praticamente garantida nas Fases de Entrada recentes. A equipe enfrentou os representantes brasileiros tanto no Mundial de 2018 quanto no último MSI, mas não conseguiu chegar à Fase de Grupos em nenhuma oportunidade. Classificado para a Fase de Entrada.