O novo acordo entre Facebook e ESL para a exclusividade nos direitos de transmissão dos torneios da ESL One e da Pro League de Counter-Strike: Global Offensive mal chegou, mas já começou a trazer dores de cabeça para – aparentemente – todos os envolvidos.

Durante o primeiro dos torneios sob o novo contrato, o ESL One Genting de Dota 2, uma diretriz da própria Valve, desenvolvedora de Dota 2, entrou em conflito com o acordo, o que resultou na suspensão do jogador Brian “BananaSlamJamma” Canavan, da VGJ Storm, após um stream irregular.

O imbróglio ocorreu após uma transmissão comentada de BananaSlamJamma no Twitch do ESL One Genting – uma prática que, até agora, era comum entre jogadores de Dota 2, uma vez que a Valve permite retransmissões de conteúdo da DotaTV por terceiros através de outras plataformas.

Colocando o acordo em prática, a ESL pediu por ações contra o streamer, reforçando que não aceitará transmissões que competem com suas própria, protegidas pela exclusividade.

"Nós não vamos permitir nenhuma transmissão que esteja competindo com nossas transmissões principais e não podemos deixar que transmissões que monetizam com conteúdo desse torneio permaneçam de pé", escreveu Jonas "bsl" Vikan, diretor da ESL, no Reddit.

A ação da ESL, como esperado, causou polêmica entre a comunidade de espectadores. Entre as reações esperadas, está um boicote coletivo de espectadores e jogadores aos torneios. "Dota era um minijogo customizado que jogadores e espectadores tornaram o que é hoje. Dota não é nada sem todos nós - eles não podem nos dizer como e onde assistimos um jogo", afirma um postagem no Reddit que propõe o boicote.

Ainda assim, a questão levanta um problema mais profundo: as regras confusas da própria Valve quanto aos direitos de transmissão de seus jogos – que permitem a retransmissão simultânea por terceiros, mas estabelece que isso não seja feito de "forma comercial" ou de forma a "competir diretamente" com o organizador da transmissão.

Em uma postagem em seu blog oficial nesta sexta-feira (26), a Valve tentou esclarecer os problemas, reforçando que a prerrogativa de determinar se houve alguma violação de diretrizes é única e exclusivamente da própria Valve.

"Ninguém além da Valve está autorizado a enviar avisos de DMCA para jogos transmitidos pela DotaTV que não estão usando o conteúdo exclusivo dos difusores (movimentos de câmera, voz, etc.)", escreveu a empresa. "Será nosso julgamento sobre quem viola esta diretriz e não de terceiros".