Na noite de segunda-feira (1/6) a MIBR, organização com equipes de CS:GO e Rainbow Six Siege, se posicionou a favor da pluralidade racial via #VidasNegrasImportam, assunto que entra em alta após um policial matar o cidadão negro George Floyd, nos Estados Unidos, em 25 de maio.

Como resposta do tuíte, um usuário do Twitter publicou um clipe da transmissão de Fernando “Fer” Alvarenga, jogador de CS:GO da MIBR, no qual o jogador discute com um espectador sobre seu cabelo. “O meu cabelo é liso, você tá pu** porque o seu cabelo é duro e ruim”, disse Fer, o que imediatamente foi apontado pelos espectadores como racismo contra pessoas de cabelo crespo - sabidamente majoritariamente negras.

Na sequência, Fer se irrita com os demais comentários, e eleva o tom. “Racista? Racista por quê? Tudo pra vocês é ‘racista’, aqui pra vocês”, e mostra o dedo médio. O jogador ainda completa dizendo “Vocês são chatos pra ca*****, hoje em dia não pode falar nada na internet que vocês querem lacrar em cima”.

O clipe viralizou em meio às discussões e posicionamentos de equipes e figuras públicas sobre o tema. Quatro horas depois, Fer publicou em seu Twitter um pedido de desculpas, seguido de um clipe onde comenta o assassinato de George Floyd. “É muito triste e muito ruim tudo o que aconteceu (...) Sabemos que a polícia dos Estados Unidos tem um histórico de racismo contra os negros (...) Não é que aumentou o racismo, é só que agora os casos estão sendo gravados e as verdades que eram abafadas estão vindo à tona, e esse racismo exposto está causando muito mais revolta (...) Você que não é negro e só ouve falar, às vezes deixa passar porque não sente isso na pele, mas agora você está vendo o que está acontecendo, e aí as pessoas decidem tomar ações. Pra você acontece agora, para eles, acontece a vida toda”.

A MIBR compartilhou o tweet de Fer sem adicionar seu posicionamento. Marcados diversas vezes durante o debate da comunidade, dos demais jogadores da equipe (FalleN, TACO, kng e trk) e patrocinadores (GamersClub, LG e betway), apenas TACO se posicionou em relação ao assunto, no dia anterior à discussão sobre Fer surgir na internet.

Atualização: 20:05, 02/06/2020

A MIBR se posicionou como organização, comentando o ocorrido via nota no Twitter. Fer terá uma multa aplicada de valor desconhecido, e a equipe trabalhará com ele para escolher organizações que promovem a igualdade racial, e o valor da multa será destinado a elas.

Confira a nota:

Imagem: Divulgação MIBR