Não só a franquia do Age of Empires, que já completa 24 anos de existência em 2021, continua muito viva com o anúncio do Age of Empires 4 como o cenário de esports do jogo está de vento em popa com mais um grande campeonato a ser disputado a partir deste final de semana. O Red Bull Wololo 4, que é disputado pelos 16 melhores jogadores do mundo, começa neste final de semana, 19 e 20 de junho, e termina no domingo que vem, dia 27.

Entre os participantes é claro que temos um brasileiro. Guilherme “dogao” Pippi é o único representante da escola brasileira de AoE 2 que já dominou o jogo nos anos 2000 e começo da década de 2010, principalmente. O jogador gaúcho se mantém entre os melhores jogadores do mundo há alguns anos, e falou com o The Enemy sobre o Red Bull Wololo 4.

Abaixo você também pode assistir à uma entrevista exclusiva de dogao ao The Enemy em 2020, explicando mais sobre o jogo, o cenário competitivo e algumas curiosidades e histórias de bastidores.

The Enemy: Qual é a importância de uma empresa como a Red Bull investir no cenário competitivo de Age of Empires 2?

Dogao: O Red Bull é bem significativo pro AoE 2, porque foi a primeira empresa grande tirando a Microsoft a investir no jogo e organizar campeonatos. O primeiro foi no ano passado e o resultado foi muito legal, tanto ao vivo quanto nos conteúdos que fizeram. Foi tão legal que estamos na quarta edição do campeonato que acontece praticamente a cada três meses. É importante porque chama a atenção de outras empresas também, como a Aorus, que acabou investindo também na América Latina e organizou um campeonato em junho no qual fui o campeão, por exemplo.

O quão grande é o Brasil no cenário de AoE 2?

Os brasileiros acabaram ficando mal acostumados, já que nos últimos dez anos sempre tivemos quatro ou cinco brasileiros no Top 20 mundial. Todos os campeonatos disputados entre países sempre tinham o Brasil como um dos favoritos, mas de uns três anos para cá acabamos caindo um pouco. Outros jogadores novos acabaram surgindo, enquanto no Brasil continuam os mesmos nomes, mas sem crescer tanto. Hoje é no máximo um ou dois brasileiros que estão no Top 20.

Dogao foi finalista do Prêmio eSports Brasil 2020 na categoria Outras Modalidades

Imagem: Prêmio eSports Brasil

Como está a sua map pool e as civilizações para o Red Bull Wololo 4?

A minha map pool está muito boa, tiveram algumas rotações para este campeonato e os que eu tinha mais dificuldade acabaram saindo, e outros que consigo me adaptar e rodar meu estilo de jogo entraram, o que foi uma sorte grande. Dos onze mapas do campeonato acho que preciso melhorar em uns dois até o começo do campeonato. O meu favorito é Greenland, já que é mais resolvido pelo mar e as bases são separadas, e eu consigo emplacar meu estilo de jogo e conseguir vantagens. 

Com relação a Civs temos o draft né, então nem sempre consigo o que eu realmente quero seja por banimento ou escolha do adversário. É importante ter algumas Civs surpresas para tirar o adversário da zona de conforto e não ser surpreendido. Nesse modo atual do RBW4, que é diferente do normal e você já sai na Idade Feudal, prefiro Vikings, Ethiopians, Franks e Magyars.

Teve alguma mudança grande de meta dentro do jogo do campeonato passado para este?

Os mapas que continuaram da outra edição permaneceram iguais, e o jogo mudou pouco desde o Red Bull Wololo 3, talvez só as duas Civilizações novas (Sicilians e Burgundians) chamam mais atenção, mas vejo apenas os Burgundians como um potencial pick em Bo5 e Bo7, mais para o final do campeonato. A única coisa que estou vendo de diferente mesmo é o uso do Mercado para trocar recursos e avançar mais cedo para a Castle Age, algo que víamos muito pouco na edição anterior a não ser que estivesse de Saracens e usando o bônus do Mercado. É legal porque te dá um pico de poder logo cedo no jogo e você usa isso pra pegar vantagem mais rápido. Muitos jogadores estão usando.

Como estão as suas expectativas para o campeonato e para o seu grupo (dogao, Liereyy, ACCM e Vivi)?

Estou tendo bons resultados em treinos e nos últimos campeonatos contra vários dos jogadores que vão disputar o campeonato. Meu objetivo é chegar nas semifinais, mas até as quartas de final, o Top 8, considero um resultado bom. Sair na Fase de Grupos seria um fracasso, embora meu grupo esteja bem difícil. Devo brigar pelo segundo lugar com o Vivi (China) e o ACCM (Vietnã), que têm um nível de jogo parecido com o meu, vai ser tudo decidido nos detalhes. O Liereyy (Áustria) é um dos favoritos do campeonato inteiro e está realmente num nível acima do resto do grupo, então é de se esperar que ele saia com o primeiro lugar.

Quais são os favoritos para o Red Bull Wololo 4?

Os favoritos são o Liereyy, Hera (Canadá) e TheViper (Noruega), que estão em um nível acima do resto da galera, com certeza. Na edição passada o DauT (Sérvia) surpreendeu todo mundo e foi campeão, mas não vejo isso acontecendo nessa edição pelo nível dos três que citei.

Imagem: Reprodução/Red Bull

Você poderá acompanhar todas as emoções do Red Bull Wololo 4 ao vivo a partir das 10h da manhã deste sábado (19), através dos canais do Red Bull na Twitch TV (em inglês).