Xbox Series X segue previsto para o fim do ano, mas jogos podem atrasar

Pandemia da Covid-19 deve ter "algum impacto" nos planos da empresa, aponta Phil Spencer

Por Rafael Romer 01.05.2020 08H28

Chefe da divisão Xbox na Microsoft, Phil Spencer reforçou, em entrevista à CNBC, que o Xbox Series X, console de próxima geração da empresa, ainda tem lançamento previsto para o final de 2020 – apesar da pandemia de coronavírus que impacta mercados ao redor do mundo.

Segundo Spencer, a pandemia da Covid-19 deve ter "algum impacto" nos planos da Microsoft para o Xbox Series X, mas o executivo afirma que "as equipes estão fazendo um trabalho muito bom para manter nosso hardware nos trilhos" e que a empresa está com a produção alinhada com o que era esperado.

Uma data oficial de lançamento do console, vale lembrar, ainda não foi confirmada oficialmente pela companhia.

O impacto, no entanto, deve ser sentido com mais força no fronte de desenvolvimento de games, já que equipes de produção de jogos estão em regime de home office – o que gera novos desafios para a tarefa.

"Eu diria que o maior [fator] desconhecido é provavelmente a produção de jogos", afirmou Spencer. "A produção de jogos é uma atividade de entretenimento em larga escala agora, você tem centenas de pessoas se unindo, construindo ativos e trabalhando com criatividade."

Ainda assim, o executivo se mostra confiante no estado atual do desenvolvimento de jogos, e ressalta que a segurança das equipes é a prioridade da Microsoft – que não pressionará para lançamentos quando "as coisas não estão prontas".

Nesta quinta-feira (30), a Microsoft confirmou que mostrará, pela primeira vez, cenas de gameplay no Xbox Series X na próxima semana – focando no recém-anunciado Assassin's Creed: Valhalla. A revelação acontecerá durante uma transmissão do Inside Xbox marcada para o dia 07 de maio, quinta-feira.