Xbox pode comprar estúdio na África ou na América do Sul

Phil Spencer disse que ficaria surpreso se isso não acontecesse nos próximos anos

Por Lucas Arraz 14.07.2021 12H28

Visando expandir o público para novos territórios e aumentar a audiência, a divisão Xbox pode apostar na compra de novos estúdios em diferentes lugares no mundo nos próximos anos.

Em entrevista ao The Guardian, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, e o Head da Xbox Game Studios, Matt Booty, declararam que vão precisar de novos tipos de desenvolvedoras para que a marca continue apostando em inovação e jogos narrativos para trazer mais pessoas para a comunidade.

Perguntados se o caminho para o plano seria comprar uma desenvolvedora em territórios fora do eixo tradicional, como na Índia, na África ou na América do Sul, os executivos foram claros: "Seria uma surpresa se isso não acontecesse".

"Só de saber o talento que está disponível e como as ferramentas [como os motores de jogo Unity e Unreal] estão muito mais acessíveis ... Eu ficaria surpreso se, nos próximos três a cinco anos, não ver vários estúdios em lugares que não são de centros tradicionais de desenvolvimento", disse Spencer.

Booty concordou: "Esses não são estúdios para terceirização ou suporte, mas uma equipe construindo qualquer que seja a versão do melhor jogo de sucesso para aquele mercado. Essa é exatamente a visão."

xCloud transmite jogos de Xbox para celulares e PCs

Na mesma entrevista, Spencer revelou que a Microsoft planeja usar o serviço de streaming xCloud para permitir que jogadores testem títulos de Xbox que ainda estão em desenvolvimento. Segundo o executivo, o streaming pode ser um meio de desenvolvedores receberem ideias e construírem uma comunidade para novos jogos enquanto eles estão sendo produzidos.

A proposta é criar um novo modelo de acesso antecipado, que aproxime o consumidor do desenvolvimento de um título. "Poder entregar um jogo, via stream, em qualquer aparelho, seja ele um PC ou um celular [via xCloud], permite que a gente pense em novas experiências de acesso antecipado", disse Spencer. "Até mesmo criar um modelo novo de financiamento coletivo para desenvolvedores", completou.