Xbox: Microsoft recusou direitos de jogos do Homem-Aranha

Exclusividade dos games do teioso acabou com a PlayStation

Por Helena Nogueira 23.05.2022 17H18

A Microsoft recusou os direitos de jogos do Homem-Aranha. De acordo com Jay Ong, vice-presidente e líder da Marvel Games, a dona de Xbox negou a proposta de desenvolver novos títulos do teioso. A Sony, por outro lado, aceitou o acordo, e games como Marvel’s Spider-Man e Miles Morales acabaram como exclusivos de PlayStation

LEIA MAIS

Como notado pela VGC, as informações foram reveladas por Ong no Volume 2 do livro The Ultimate History of Video Games, de Steven L. Kent. De acordo com o executivo, após o término da exclusividade com a Activision em 2014, a Marvel procurou a Microsoft e a Sony para oferecer os direitos de Homem-Aranha. Porém, a dona de Xbox negou pois, de acordo com Ong, “a estratégia da Microsoft na época era focar em suas próprias propriedades intelectuais (IPs)”. 

A Marvel então ofereceu os direitos para a Sony, que aceitou a proposta. O desenvolvimento foi direcionado para a Insomniac Games que, com o sucesso de Marvel’s Spider-Man, foi comprada pela Sony. 

Insomaniac

Lançado em setembro de 2018 para o PS4, Marvel’s Spider-Man se tornou um dos games de melhor estreia da história, alcançando o total de 20 milhões de cópias vendidas. O sucesso do título permitiu o desenvolvimento de Spider Man Miles Morales, que chegou ao PS5 em novembro de 2020. 

No livro, Ong argumenta que, até aquele momento, os games de super-heróis eram muito subestimados: “Eles [jogos de super-heróis] eram julgados por um padrão diferente, mais baixo, porque a maioria dos jogos de super-heróis e dos jogos licenciados eram muito ruins”. O executivo explica que o cenário mudou com o sucesso de Arkham Asylum, que vendeu mais de 10 milhões de cópias. Diante disso, o líder da Marvel Games decidiu que era hora de encerrar o acordo com a Activision, que publicava jogos do Homem-Aranha há quase 14 anos, pois concluiu que a desenvolvedora não estava fazendo o suficiente com a IP.

Leia nosso review de Marvel’s Spider Man: Miles Morales, em que constatamos que “sem o inchaço do jogo original, sequência com Miles Morales é menor e melhor”.