Xbox encorajou guerra de consoles para fomentar mercado, diz executivo

De acordo com Peter Moore, o objetivo não era dividir e sim criar desafios

Por Matheus Oliveira 29.07.2022 12H40

A disputa por atenção faz parte da competitividade do universo dos videogames e, nesta, Xbox e PlayStation são os maiores expoentes. Resgatando o tópico, um ex-executivo da Microsoft revelou que muito da "guerra de consoles" era encorajado pela empresa com o objetivo de fomentar o mercado.

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O assunto em questão foi discutido no podcast My Other Passion no YouTube. De acordo com o executivo que trabalhava pela divisão Xbox na época do 360, passou por EA e foi CEO do clube inglês de futebol Liverpool, a guerra de consoles era encorajada para que ambas as empresa (Sony e Microsoft) se sentissem desafiadas.

Além disso, no programa disponível acima, Moore comenta também sobre o "Anel Vermelho da Morte" do Xbox 360. Na época, a solução proposta pela Microsoft foi oferecer devoluções gratuitas e três anos de garantia para aparelhos, o que custou mais de US$ 1 bilhão para a empresa.

Segundo Moore — conhecido também por anunciar tanto a data de lançamento de Halo 2 quanto GTA 4 com tatuagens no braço — "se isso não tivesse sido feito, Xbox não existiria hoje".