Xiaomi estuda produzir smartphones no Brasil

Empresa termina em maio estudo sobre produção de smartphones no país

Por Rafael Romer 19.02.2020 15H46

Após anunciar seu retorno ao mercado brasileiro em junho do ano passado, a Xiaomi está estudando fabricar alguns de seus smartphones no país, afirmou Luciano Barbosa, responsável pela operação da empresa no país.

Em entrevista ao Mobile Time, Barbosa afirmou que a Xiaomi está avaliando a possibilidade através de um estudo que deve ser concluído até o final de maio. "Se houver convergência em certos modelos, poderemos produzir localmente", afirmou.

O executivo destacou, no entanto, que o estudo é "bem pé no chão" e que, se confirmada, a produção brasileira seria feita de forma gradual. "Não moveria todo o meu catálogo para produção local do dia para a noite, mas gradativamente", explicou.

Ainda assim, Barbosa não descarta que a fabricação local possa começar ainda este ano, caso o estudo da empresa mostre a necessidade de produção local.

Depois de uma tentativa frustrada, a Xiaomi voltou a operar no país em 2019 através de uma parceria com a DL Eletrônicos. Desde então, a companhia trouxe 14 modelos de smartphones ao país, todos importados, apesar de ter apostado em duas lojas físicas, ambas em São Paulo.