Um milhão de brasileiros usarão bitcoins até o final do ano, indica FlowBTC

Plataforma de negociação de moedas digitais indicou dados sobre mercado brasileiro em audiência pública na Câmara dos Deputados

Por Rafael Romer 07.07.2017 12H07

Estimativas da plataforma de negociação de moedas digitais FlowBTC indicam que um milhão de brasileiros deverão ter utilizado bitcoins até o final do ano.

O valor foi divulgado por Marcelo Miranda, diretor-executivo da plataforma, que falou sobre o mercado brasileiro de criptomoedas durante a primeira audiência pública sobre o tema promovida pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (05).

Segundo o executivo, cerca de 200 mil e 250 mil pessoas têm ou tiveram moedas virtuais no Brasil. “Esse volume está crescendo bastante e a gente estima que até o final deste ano pode beirar um milhão de pessoas que têm bitcoin ou tem uma carteira de bitcoin”, afirmou Miranda, segundo a Agência Câmara.

A comissão especial tem como objetivo analisar um projeto do deputado Áureo (SD-RJ) que quer submeter o uso de moedas virtuais e de programas de milhagem de companhias aéreas à regulamentação do Banco Central e à fiscalização do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

[Queremos] dar a possibilidade de um crescimento com consistência e de não deixar, até pela falta de informação, consumidores brasileiros serem lesados”, explica Áureo.

Atualmente, pessoas físicas são obrigadas a declarar suas moedas virtuais no Imposto de Renda. Segundo Iágaro Jung, responsável pela área da fiscalização da Receita Federal, o desafio de agências governamentais é estabelecer as regras para garantir que todos os valores em criptomoedas sejam declarados corretamente.

Para Jung, as criptomoedas têm potencial para fragilizar o sistema tributário e podem favorecer crimes como os de sonegação, corrupção, extorsão mediante sequestro e lavagem de dinheiro.