Social   Tech

Sucessor espiritual do Vine, Byte é lançado para iOS e Android

Aplicativo é desenvolvido por Dom Hofmann, cocriador da finada plataforma de microvídeos

Por Rafael Romer 27.01.2020 09H43

Considerado uma espécie de sucessor espiritual do Vine, plataforma de microvídeos descontinuada pelo Twitter em 2016, o aplicativo Byte foi oficialmente lançado na última sexta-feira (24) para iOS e Android.

O serviço é desenvolvido por Dom Hofmann, cocriador do Vine que deixou a plataforma pouco tempo depois de sua aquisição pelo Twitter, em 2012. O serviço já estava disponível em beta desde abril do ano passado, mas só agora recebeu um lançamento oficial.

Assim como seu antecessor, o Byte permite que usuário compartilhem vídeos de até seis segundos em um feed público – e já conta com uma série de funções sociais, incluindo perfis, conteúdo curado e uma aba de descobertas. 

"Hoje estamos trazendo de volta vídeos em loop de seis segundos e uma nova comunidade para as pessoas que os amam", afirma o post de lançamento do serviço. "Chama-se Byte e é familiar e novo. Esperamos que ressoe com as pessoas que acham que algo está faltando."

Desta vez, no entanto, o serviço tem um concorrente de peso no mercado: TikTok, aplicativo de vídeos de até um minuto que conta com uma série filtros customizados, músicas licenciadas e ferramentas de edição.

Para atrair criadores da plataforma rival, Hofmann afirmou, em entrevista ao TechCrunch, que o Byte investirá em um programa de parceria para ajudar criadores de conteúdo a monetizar seus posts – algo que o TikTok não faz. Mais detalhes sobre o plano de monetização serão divulgados no futuro, no entanto.