SoundCloud não vai fechar, mas também não quer liberar arquivamento dos áudios de sua plataforma

Plataforma pediu que grupo de voluntários parasse de arquivar as mais de 123 milhões de faixas do serviço

Por Rafael Romer 24.07.2017 19H19

Após os rumores de que o SoundCloud fecharia as portas terem começado há algumas semanas, a empresa partiu rapidamente para uma campanha de defesa da estabilidade de sua operação – garantindo ao mercado e aos seus usuários que não deixaria de funcionar tão cedo.

Temendo pelo fim do serviço, um grupo de voluntários apelidado de The Archive Team anunciou nesse meio tempo que começaria a arquivar independentemente os mais de 123 milhões de faixas de áudios armazenados no SoundCloud.

A ação não pareceu agradar muito a companhia, no entanto.

Na última sexta-feira (21), a empresa mandou um pedido ao grupo para que “parasse imediatamente” o arquivamento dos áudios da plataforma. “Devido a uma solicitação do SoundCloud, o arquivamento e armazenamento do SoundCloud está imediatamente terminando”, escreveu Jason Scott, um dos responsáveis pelo processo, em um tuíte.

Ao Motherboard, Scott afirmou que não poderia dar mais informações sobre o motivo por trás do pedido.

Em um comunicado, a empresa afirmou apenas que “dedica-se a proteger os direitos e o conteúdo dos criadores que compartilham seu trabalho no SoundCloud”. “Solicitamos à equipe de arquivos que suspenda seus esforços pois qualquer ação para tirar o conteúdo do SoundCloud viola nossos Termos de Uso e viola os direitos dos nossos usuários”, indicou a companhia.

Ainda que a iniciativa do grupo tenha sido abortada, uma série de projetos paralelos ainda tenta arquivar toda a base de dados do site – o que inclui alguns usuários do subreddit DataHoarder.