Samsung deixou código fonte do Smart Things e outros projetos vazarem

Um pesquisador de segurança encontrou o banco de dados e reportou à empresa

Por Breno Deolindo 09.05.2019 16H36

Um banco de dados repleto de códigos fonte, credenciais e chaves de acesso da Samsung foi descoberta por um pesquisador de segurança. Mossab Hussein apontou que as contas de vários usuários do sistema foram expostas, fornecendo acesso a 135 projetos da empresa, dos quais muitos eram privados.

Um dos códigos que o hacker teve acesso é o SmartThings para Android, que já teve mais de 100 milhões de downloads na Google Play. Hussein afirma que o código encontrado é idêntico ao do app disponibilizado na loja do Google, rebatendo afirmações da Samsung de que as informações acessadas eram apenas testes.

"A ameaça real está na possibilidade de alguém adquirir esse nível de acesso ao código fonte da aplicação, e injetar código malicioso sem a companhia ficar sabendo", explica Hussein ao Tech Crunch.

Infelizmente, a Samsung não parece ter dado atenção suficiente ao caso: Hussein reportou o erro à Samsung no dia 10 de abril; as chaves de acesso que estavam disponíveis no banco de dados, entretanto, foram invalidadas apenas no dia 30 de abril.

"Eu nunca vi uma companhia desse tamanho lidar com sua infraestrutura usando práticas estranhas como essa", disse Hussein.