Pivô do escândalo do Facebook, Cambridge Analytica fecha as portas

Empresa é acusada de ter utilizado dados de usuários do Facebook para influenciar eleitores

Por Rafael Romer 02.05.2018 16H40

Pivô do escândalo envolvendo o uso de dados pessoais de 87 milhões de usuários do Facebook, a empresa de dados Cambridge Analytica anunciou o encerramento de suas operações.

O comunicado do fechamento da empresa foi feito aos funcionários nesta quarta-feira (02) por Julian Wheathead, chairman da SCL Group, empresa dona da Cambridge Analytica (via Motherboard).

Com a decisão, as duas locações da CA nos Estados Unidos e seu escritório em Londres serão fechados.

Em um comunicado divulgado em seu site oficial, a empresa afirmou que "apesar de sua confiança inabalável" na ação "ética e legal" de seus funcionários, o "cerco de cobertura da mídia" teria "afastado praticamente todos os clientes e fornecedores da empresa". "Como resultado, foi determinado que não é mais viável continuar operando o negócio", indicou a companhia na mensagem postada.

A Cambridge Analytica é acusada de ter utilizado dados de 87 milhões de usuários do Facebook para influenciar eleitores nas campanhas de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e na votação do Brexit, que culminou na saída do Reino Unido da União Europeia.