Oculus Rift deixa de funcionar por problema com certificação

Certificação de segurança expirada desativou unidades do produto ao redor do mundo

Por Rafael Romer 08.03.2018 09H52

Donos do óculos de realidade virtual Rift, da Oculus, sofrem com problemas técnicos que fizeram o dispositivo deixar de funcionar por conta do vencimento de um certificado de segurança do sistema.

O episódio foi reportado por múltiplos usuários através do fóruns da Oculus. A empresa reconheceu o incidente e diz já estar trabalhando para resolvê-lo.

"Para segurança, usamos um certificado que garante que o software que você recebe realmente venha da Oculus", afirma a companhia em um post no fóruns do produto. "Esse certificado expirou e estamos trabalhando de algumas maneiras diferentes para resolver o problema".

Em uma postagem subsequente no Twitter, a empresa reforçou a complexidade da situação, uma vez que a expiração dos certificados de segurança bloqueia o caminho padrão de atualização dos dispositivos.

Enquanto o problema não é completamente solucionado, a empresa recomenda que usuários não mexam com as configurações internas do dispositivo para tentar fazê-lo funcionar.

Ventilada entre usuários, uma das possíveis "gambiarras" para arrumar o headset seria configurar sua data interna para antes da expiração do certificado, mas isso pode acabar piorando a situação por conta da checagem de datas constante de alguns aplicativos.

"Nossas equipes pedem desculpas por qualquer inconveniente que isso causou e aprecia sua paciência enquanto trabalhamos em uma resolução", ressaltou Oculus.