Oculus anuncia Rift S, seu novo headset de realidade virtual

O aparelho tem preço sugerido de US$ 399

Por Breno Deolindo 20.03.2019 15H28

A Oculus revelou o Rift S, sucessor do headset de realidade virtual Oculus Rift. Desenvolvido em parceria com a Lenovo, o hardware deu um salto na resolução de suas telas, saindo de 1080x1200 pixels por olho para 1280x1440. Além disso, o aparelho também promete ser mais confortável, e seu preço sugerido é de US$ 399.

Outra inovação no produto é a presença de um sistema de rastreamento que funciona de fora para dentro - dessa maneira, o usuário não precisará de câmeras para se localizar em um espaço aberto. A novidade também possibilita um recurso bastante útil, o Passthrough Plus, que permite alternar as visões entre o mundo virtual e o real, sem precisar tirar o óculos da cabeça.

Curiosamente, o preço sugerido para o Rift S é o mesmo do Oculus Quest, aparelho focado em games e que não precisa ser conectado a um computador. Durante a GDC, Jason Rubin, vice-presidente de parcerias do Facebook e da Oculus, afirma que o preço idêntico é uma maneira de deixar os clientes escolherem se querem um computador poderoso para aproveitar o máximo do Rift S, ou algo mais casual.

Apesar da mesma precificação, existem algumas diferenças entre os dois óculos: o Quest tem uma resolução ligeiramente mais alta, com 1600x1440 pixels por olho. Por outro lado, o Rift S tem um sensor a mais, deixando o sistema de localização ainda mais robusto.

Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento para nenhum dos dois aparelhos. Entretanto, espera-se que a revelação seja feita na conferência de desenvolvedores Facebook F8, que acontece no dia 30 de abril.