Novo Gmail terá mensagens autodestrutivas, afirma site

Usuário poderá decidir prazo de validade para tornar e-mails enviados inacessíveis

Por Rafael Romer 13.04.2018 15H26

Além de um redesign completo da interface do serviço Gmail, as mudanças que serão implementadas pelo Google nos próximos meses deverão trazer um punhado de novas funcionalidades.

Segundo informações de uma fonte próxima ao assunto ao TechCrunch um destes novos recursos deverá ser a capacidade de enviar e-mails autodestrutíveis.

Reprodução/TechCrunch

Apelidada de "modo confidencial", a opção poderá ser habilitada antes do envio do e-mail e permitirá determinar uma data de validade para a mensagem – uma semana, um mês ou até anos. A partir daí, o e-mail não poderá mais ser lido.

A funcionalidade também protege o e-mail de ser reencaminhado para terceiros, impresso, baixado ou até copiado e colado para outro programa. Screenshots não parecem ser desabilitados, no entanto.

Vale destacar também que a mensagem enviada no modo confidencial não chega diretamente à caixa de entradas do usuário, mas sim através de um link que pode ser aberto para ler o e-mail enviado.

Mais detalhes sobre as mudanças do Gmail deverão ser revelados durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, que acontece em maio.