NASA afirma ter encontrado matéria orgânica em Marte

Metéria foi encontrada armazenada dentro de rochas próximas à superfície do Planeta Vermelho

Por Rafael Romer 08.06.2018 10H34

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) confirmou a descoberta de matéria orgânica preservada entre rochas de Marte através do robô explorador Curiosity. A descoberta foi descrita em um artigo na publicação Science.

Em um vídeo publicado nesta quinta-feira (07), a agência descreve que o material foi encontrado preservado em rochas próximas à superfície do Planeta Vermelho, contendo moléculas com elementos como carbono, hidrogênio e oxigênio. Ainda de acordo com a NASA, o material estava preservado há mais de 3 bilhões de anos em rochas próximas à Cratera Gale.

Não é certo ainda que o material confirme a existência de que vida existiu em algum momento em Marte, uma ve que a matéria orgânica pode ser produzida sem vida, através de processos não-biológicos.

Além da descoberta do material com moléculas orgânicas, o Curiosity também identificou, ao longo de sua exploração, que as concentrações de metano na superfície de Marte variam de forma sazonal.

Na Terra, o gás é produzido primariamente por organismos vivos, mas é observado surgindo de depósitos subterrâneos em Marte conforme a temperatura da superfície do planeta varia.

Uma das teorias é que o gás é resultado de reações químicas entre água e rochas do planeta, mas há também a possibilidade de que ele tenha sido originado por material orgânico antigo armazenado no solo de Marte.