Social   Tech

Motoristas de aplicativos no Brasil ameaçam greve após casos de mortes

Profissionais querem mais segurança por parte das empresas de apps como Uber e 99

Por Victor Ferreira 14.01.2019 18H27

Após casos de mortes em diversas regiões do país, motoristas de aplicativos como Uber, 99 e Cabify ameaçam iniciar uma greve trabalhista, de acordo com reportagem do UOL Tecnologia.

Os motoristas pretendem iniciar a paralização para garantir uma segurança maior durante seu serviço, com um sistema de detecção melhor para possíveis passageiros violentos.

"Queremos evitar mortes de motoristas, não prejudicar passageiros", declarou Joe Moraes, presidente da Alma-RS (Associação Liga dos Motoristas de Aplicativo no Rio Grande do Sul). "A ideia principal é chamar as plataformas para as responsabilidades delas quando colocam um assassino com ficha criminal no aplicativo."

Entre as mortes noticiadas estão o caso de Paulo Junior da Costa, que desapareceu no Réveillon e teve o corpo encontrado em Santa Catarina, e uma mulher no Rio de Janeiro que foi encontrada morta em seu carro no último dia 8, com evidências de estupro e assassinato, segundo a Polícia Civil.

Entre as exigências dos motoristas estão:

  • Cadastro mais rigoroso de passageiros
  • Mostrar o endereço da corrida
  • Deixar o motorista escolher se quer aceitar dinheiro como forma de pagamento
  • Mostrar a foto do passageiro
  • Pedir uma senha para usuários na hora de aceitar a corrida.

Um movimento da greve está marcado para esta segunda (14) no Rio Grande do Sul, enquanto outros podem acontecer em mais cidades do país no domingo (20).

Por enquanto, não é possível saber qual é o alcance deste movimento de greve entre o número total de motoristas no Brasil.