Tech   Apple   Android

iPhone 8 pode não ser o primeiro dispositivo com leitor de digitais embedado ao display

Fabricante chinesa Vivo demonstrou protótipo de tecnologia durante um evento em Xangai

Por Rafael Romer 28.06.2017 10H14

Um dos mais discutidos rumores sobre o próximo smartphone da Apple, o sensor de digitais embedado abaixo do display poderá não ser uma exclusividade do iPhone: durante a MWC Xangai, nesta semana, a Vivo – a fabricante chinesa, não a operadora de telefonia que atua no Brasil – já demonstrou o primeiro dispositivo a carregar a tecnologia.

Desenvolvida pela Qualcomm, a funcionalidade é uma evolução da tecnologia ultrasônica Sense ID, que permite o posicionamento de um leitor de digitais embedado em vidro, metal ou até em um display OLED de até 1,2 milímetro. A tecnologia também pode ser ativada embaixo d’água e tem resistência a suor e sujeira. 

A Vivo demonstrou a tecnologia em um protótipo baseado no smartphone Xplay6, com uma área marcada onde a tecnologia foi aplicada. De acordo com o Engadget, a tecnologia funcionou como o esperado, reconhecendo a digital do dedo cadastrado e não desbloqueando o smartphone com outras digitais.

Ainda assim, segundo a publicação, o tempo de reconhecimento da digital é “consideravelmente mais devagar” do que nos sensores comuns usados atualmente – aproximadamente um segundo entre o toque e o desbloqueio do display. A vantagem é que a tecnologia, em tese, poderia cobrir todo o display do smartphone, o que significa que qualquer lugar da tela bloqueada poderia ser usado como sensor de digitais.

De acordo com a Qualcomm, a tecnologia começará a chegar aos fabricantes em duas ondas: o leitor de digitais para metal e vidro, que pode ser integrado a dispositivos carregados com os Snapdragon 660 e 630, chega ainda neste mês; A tecnologia mais avançada de sensor de digital para displays, no entanto, só desembarca no quarto trimestre deste ano em dispositivos comerciais.