Intel anuncia novos processadores de 10 nanômetros

Com codinome Ice Lake, novos chips chegam ainda este ano aos primeiros PCs

Por Rafael Romer 28.05.2019 11H15

Após cinco gerações trabalhando em processadores de 14 nm, a Intel finalmente anunciou nesta terça-feira (28) novos modelos baseados em 10 nm durante a Computex 2019, que acontece em Taipei, Taiwan.

Com codinome Ice Lake, os novos chips chegam ainda este ano em novos notebooks ultrafinos e modelos gamers, prometendo um "novo nível" de responsividade, economia de bateria e performance – 18% superior aos modelos Skylake, lançados há quase quatro anos.

Dos modelos apresentados até agora, a velocidade máxima de clock da CPU é de 4,1 GHz, enquanto a GPU integrada chega a 1,1 GHz – o dobro da geração anterior. A expectativa é que os primeiros modelos pertençam às variantes Core i3, Core i5 e Core i7.

A performance é suficiente para rodar, por exemplo, Counter-Strike: Global Offensive em 1080p a 70 FPS, Rocket League próximo dos 60 FPS e Fortnite em taxas superiores a 30 FPS.

A arquitetura Sunny Cove dos chips também promete mais poder computacional para sistemas de inteligência artificial, incluindo permitir buscas semânticas por fotos no Microsoft Photos ou novas capacidades de vídeos, como tornar um vídeo borrado mais nítido.