Instagram e Facebook restringirão posts sobre produtos de emagrecimento

As postagens não serão inteiramente banidas das redes, mas precisarão passar por um crivo

Por Breno Deolindo 18.09.2019 14H36

O Instagram e o Facebook anunciaram que irão restringir postagens sobre produtos "milagrosos" para emagrecimento e também que envolvem cirurgias plásticas. A medida não banirá todos os posts com esses assuntos, e se aplicará apenas em alguns casos.

"Nós queremos que o Instagram seja um lugar positivo para todos que o usam, e essa política é parte de nosso atual trabalho para reduzir a pressão que as pessoas podem sentir como um resultado das mídias sociais", explicou Emma Collins, gerente de políticas públicas da rede, ao London Evening Standard.

A decisão foi tomada com a ajuda da doutora Ysabel Gerrard, professora na Universidade de Sheffield: "Propagandas milagrosas significam que elas não são sustentáveis. Produtos como chás de emagrecimento já foram publicamente criticados por oferecer soluções rápidas a algo que naturalmente precisa de mais tempo", ela explica.

"É difícil culpar apenas as mídias sociais por influenciarem em distúrbios alimentares, mas o conteúdo que nós vemos nelas é um fator que contribui para como nos sentimos sobre nossos corpos", ela completa.

A doutora ainda diz que espera uma reação negativa das empresas que vendem esses produtos, mas acredita que elas precisarão "agir com responsabilidade e repaginar seus produtos e técnicas de marketing para melhorar a segurança das pessoas".