Google pode confirmar compra da HTC nesta quinta

Fabricante taiwanesa estaria preparando evento para um grande anúncio

Por Rafael Romer 20.09.2017 10H45

Há algum tempo que a fabricante HTC sofre dificuldades financeiras e considera alternativas para recuperar suas receitas.

No final de agosto, informações de que a empresa planejava o spin off de sua divisão de realidade virtual, a Vive, surgiram na web. Pouco tempo depois, os primeiro rumores de que a companhia desejava vender sua divisão mobile também apareceram.

De acordo com indicações múltiplas, o resultado dessas negociações deve finalmente ser revelado nesta quinta-feira (21), na forma da aquisição da empresa pelo Google.

O primeiro a informar que algo estava acontecendo com a empresa taiwanesa foi Tim Culpan, colunista da Bloomberg, afirmando que a fabricante prepara um grande anúncio para esta quinta-feira (21) e deve suspender a negociação de ações.

Alex Dobie, editor do Android Central, também informou que uma área grande da sede da HTC foi bloqueada para a preparação de um evento.

Por fim, Evan Blass, conhecido por seus vazamentos precisos de informações da indústria de tech, afirmou ter recebido uma cópia de um convite enviado aos funcionários da HTC com o tópico “aquisição do Google”. Ainda de acordo com Blass, a empresa deverá manter a marca.

Uma aquisição da HTC pelo Google não seria um movimento estranho, dada a proximidade e colaboração entre as empresas. No ano passado, a fabricante taiwanesa foi responsável pela fabricação do Pixel e Pixel XL, e rumores indicam que o Pixel 2 também é de sua responsabilidade – ainda que o Pixel 2 XL tenha ficado nas mãos da LG.

Com o desejo do Google de expandir sua divisão de hardware, a aquisição de uma empresa com ativos fortes no setor pode ser uma boa alternativa – já que, diferente de quando fez a malfadada aquisição da Motorola, as iniciativas da gigante com hardware se msotram mais sólidas.