Social   Tech

Facebook sabia de coleta de dados por russos desde 2014, apontam documentos

Informação foi obtida em e-mail de engenheiro da rede social

Por Rafael Romer 27.11.2018 12H53

Documentos revelados por Damian Collins, membro do Parlamento britânico, nesta terça-feira (27) durante uma audiência parlamentar revelam que o Facebook tinha conhecimento que organizações russar coletavam de dados de usuários desde outubro de 2014.

Segundo a Bloomberg, a informação foi encontrar em um e-mail de um engenheiro do Google que fazia parte de uma série de documentos apreendidos por autoridades do Reino Unido.

Anteriormente, o Facebook informou que só tomou conhecimento de ações ligadas a autoridades russas dentro da rede social a partir das últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos, realizadas em 2016.

O e-mail em questão foi obtido através da Six4Three, uma antiga desenvolvedora de aplicativos que processou o Facebook nos Estados Unidos e foi forçada a entregar os documentos ao Parlamento britânico neste semana.

Presente na audiência parlamentar, Richard Allan, vice-presidente do Facebook, não se pronunciou oficialmente sobre os documentos.

Em um comunicado enviado à Bloomberg, a empresa indicou que o documento citado por Collins foi retirado de contexto e que os "engenheiros que haviam sinalizado essas preocupações iniciais subseqüentemente analisaram isso e não encontraram evidências de atividade russa específica".