Social   Tech

Facebook estava pedindo a senha do e-mail de novos usuários

A rede social encerrou a prática após repercussão negativa

Por Breno Deolindo 03.04.2019 18H13

Daily Beast reportou que o Facebook estava pedindo as senhas de e-mail de alguns usuários que estavam se registrando pela primeira vez. A rede social confirmou a atitude, mas reconheceu que não era a melhor maneira de confirmar a identidade da pessoa se cadastrando e afirmou que irá abandonar esse recurso.

A informação começou a pipocar quando o usuário @originalesushi postou uma imagem do Facebook requerindo a senha de um usuário:

Naturalmente, a prática não é nada recomendada: fornecer sua senha a terceiros pode dar acesso livre a uma série de contas, indo desde bancos a lojas online.

"Isso vai além de grosseiro. Eles não deviam pedir sua senha ou manuseá-la no background. Se isso é o necessário para entrar no Facebook, você estará melhor fora do Facebook", disse o consultor de segurança Jake Williams ao Daily Beast.

Em declaração dada por um porta-voz ao Gizmodo, a rede social disse que essa tela aparece para pouquíssimos usuários, e também afirmou que não armazena as senhas de nenhum dos usuários. Segundo o veículo, a senha era pedida apenas para pessoas que não possuem e-mail com OAuth, sistema que facilita o reconhecimento de identidades por meio do correio eletrônico.

O Facebook ainda reforçou que as pessoas poderiam escolher outra opção, como simplesmente receber um código em seu celular - mas essa alternativa aparecia apenas ao clicar em "Precisa de Ajuda?". "Dito isso, entendemos que a verficação por senha não é a melhor opção para se lidar com isso, então, nós iremos parar de oferecê-la", completou a rede social.