Executivo da Mozilla sugere que Google favorece uso do YouTube no Chrome

Segundo Chris Peterson, velocidade de carregamento de vídeos é mais rápida no Chrome do que em navegadores rivais

Por Rafael Romer 25.07.2018 12H21

Chris Peterson, gerente do programa técnico da comunidade de software da Mozilla, empresa responsável pelo navegador Firefox, sugeriu que a Google pode estar privilegiando a velocidade de carregamento de vídeos do YouTube em seu próprio navegador, o Chrome, em detrimento de competidores como  Firefox  e Edge.

Em uma postagem no Twitter, Peterson indica que a velocidade de carregamento pode chegar a ser até cinco vezes mais lenta no Firefox ou no Microsoft Edge do que no Chrome. Segundo ele, a lentidão em outros navegadores tem relação com uma nova dependência do site na arquitetura do Chrome, implementada com o resedenho Polymer.

O executivo sugere ainda que o problema poderia ter sido evitado pela empresa se o Google tivesse mantido o design pré-Polymer no Firefox e no Edge (via CNetassim como acontece hoje no Internet Explorer 11, navegador antigo da Microsoft.

Para contornar o problema, Peterson sugere que usuários do Firefox que desejarem, podem instalar a extensão YouTube Classic. No Edge, a alternativa é a extensão Tampermonkey, que tem a opção "YouTube Restore Classic".