Bill Gates recusou oferta de Trump para ser conselheiro científico

Liderança do conselho permanece sem nome escolhido desde a posse de Trump

Por Rafael Romer 02.05.2018 17H15

Cofundador da Microsoft e um dos nomes mais reconhecidos da indústria de tecnologia, Bill Gates teria recusado uma oferta de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para se tornar o conselheiro de ciência da Casa Branca.

O tema teria sido discutido em uma reunião entre ambos no mês passado, quando Gates sugeriu a Trump que escolhesse um nome para o Escritório de Políticas sobre Ciência e Tecnologia do governo do país.

Na sequência, Trump teria feito a oferta a Gates, que recusou o convite afirmando que este não seria "um bom uso de seu tempo" (via Stat News).

O cargo de conselheiro de ciência da Casa Branca permanece não preenchido desde a posse de Trump. Equanto a escolha não é feita, o cientista político Michael Kratsios é considerado o representante de facto do órgão. A posição tem como objetivo empoderar um representante do setor para aconselhar o presidente sobre temas como meio ambiente, tecnologia e engenharia.

Apesar de ser mais frequentemente associado à indústria de tecnologia do que à ciência, Gates também promove há tempos o financiamento de projetos científicos através da Bill & Melinda Gates Foundation.

"Eu não testei se ele estava sendo sério ou não. Ele provavelmente não sabia se estava falando sério. Foi uma coisa amigável. Ele estava sendo amigável", falou Gates sobre o episódio.