Android   Mobile   Tech

Auxílio Emergencial: Google Play está repleto de aplicativos falsos do serviço

Atente-se para instalar o aplicativo oficial da Caixa Econômica [ATUALIZADO]

Por Breno Deolindo 08.04.2020 16H31

O Google Play, loja digital de aplicativos para Android, está repleto de programas fraudulentos para simular o aplicativo do Auxílio Emergencial. Uma rápida busca na loja mostra que há uma série de apps que possuem nome ou logotipo similar ao programa da Caixa Econômica Federal, e alguns deles podem estar envolvidos com roubo de dados pessoais.

A ferramenta dfndr lab, que analisa a veracidade de links e aplicativos, indentificou pelo menos dos apps maliciosos que tentam se passar pelo programa de Auxílio Emergencial (via CanalTech). Ao instalá-los, o celular passará a exibir uma série de propagandas que beneficiarão os criadores do aplicativo, mas sem roubo de dados.

Tanto no Google Play quanto no iOS - que não está sofrendo com fraudes -, há apenas um app oficial. Para garantir que está baixando o programa correto, atente-se ao nome e ao desenvolvedor do aplicativo, conforme na imagem abaixo:

O auxílio de R$ 600 é uma das medidas emergenciais do governo para combater os danos causados pelo coronavírus. Para conferir sua elegibilidade, basta acessar o site oficial da iniciativa.

[ATUALIZAÇÃO]: Após a publicação desta nota, o Google enviou o seguinte pronunciamento ao The Enemy:

"O Google Play tem políticas rigorosas para ajudar a garantir uma plataforma segura e protegida para desenvolvedores e usuários. Estamos revisando os aplicativos denunciados e, caso uma violação seja comprovada, removeremos os mesmos de nossa loja."