Android P restringirá acesso de apps ao microfone e câmeras do celular

Aplicações que não estiverem em primeiro plano terão acesso restrito aos sensores, câmeras e microfone

Por Rafael Romer 07.03.2018 15H27

Próxima grande atualização do sistema operacional móvel do Google, o Android P restringirá o acesso de aplicativos ao microfone, às câmeras e aos sensores de smartphones quando estiverem abertos apenas no background.

O novo recurso é visto como uma evolução dos sistemas de segurança implementados no Android Oreo, que deixou mais claro aos usuários sempre que um app pedia para usar o microfone ou câmera do dispositivo.

"Quando a identidade de um aplicativo está ociosa, o microfone reportará áudio vazio e sensores não reportarão eventos. Câmeras usadas pelo aplicativo serão desconectadas e vão gerar um erro de o app tentar usá-las", explicou a empresa em uma postagem no blog oficial para desenvolvedores do Android.

A expectativa é que a restrição traga algumas exceções – um app de gravador, por exemplo, deve ser capaz de continuar gravando mesmo se não estiver em primeiro plano –, mas a maioria dos apps deverá ser afetada pela mudança.

A primeira prévia do Android P começou a chegar para desenvolvedores nesta quarta-feira (07) e inclui mudanças como suporte nativo a "entalhes" no display, como o iPhone X, e novas interfaces para o sistema.