Ad Blocker integrado ao Chrome chega em fevereiro

Ferramenta bloqueará automaticamente conteúdos fora do padrão de boas práticas da Coalition for Better Ads

Por Rafael Romer 19.12.2017 22H17

Em junho, indicações de que o Google planejava o lançamento de uma ferramenta de bloqueio de publicidade invasiva ao Chrome surgiram na web, mostrando que a própria empresa se preocupa com a qualidade dos anúncios mostrados em suas plataformas.

Agora, a nova funcionalidade finalmente ganhou uma data de estreia: a partir do dia 15 de novembro (via Venture Beat), o recurso nativo será ativado no navegador Chrome.

Como esperado de um companhia que tem grande parte de suas receitas vindas de anúncios, a ferramenta não bloqueará todos os conteúdos publicitários – apenas aqueles que forem considerados “ruins” de acordo com o grupo Coalition for Better Ads, que inclui organizações como o Google, Facebook e Microsoft.

A categoria inclui anúncios de página inteira, anúncios piscantes ou vídeos publicitários que se reproduzem automaticamente com som.

Sites que carregam esse tipo de conteúdo serão notificados e poderão ter os anúncios bloqueados em até 30 dias. Empresas que se considerarem injustamente afetadas poderão recorrer do bloqueio para ter seu caso analisado pela companhia.