Social   Tech

5 produtos do Google que floparam

Tropeços que marcaram as duas décadas de existência da empresa

Por Rafael Romer 28.09.2018 18H30

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google completou duas décadas de existência nesta quinta-feira (27).

Ao longo de seus 20 anos, a empresa se tornou conhecida por desenvolver algumas das plataformas mais populares do mundo, incluindo seu serviço de buscas, o YouTube, o sistema operacional móvel Android e uma série de outros produtos de hardware e software.

Google Buzz

Lançado sem muito alarde em fevereiro em 2010, o Google Buzz era uma espécie de mistura entre rede social, microblog e serviço de mensagens integrado ao Gmail

Usuários do serviço podiam compartilhar links, vídeos fotos e mensagens com contatos, de forma semelhante ao Twitter ou Facebook

Por conta de problemas com suas configurações de privacidade, o serviço nunca decolou entre usuários. O Buzz foi oficialmente descontinuado em dezembro de 2011.

 

Google+

Lançado no mesmo ano que o Google Buzz foi abandonado, o Google+ foi uma nova aposta da empresa para aquisição de usuários na disputa com outras redes sociais.

Assim como o Buzz, no entanto, ele nunca decolou. Mesmo após um redesign completo e mudanças em sua liderança interna, o Google+ segue na lanterna quando comparado a outros rivais.

Em 2015, o serviço contava com 111 milhões de usuários - bem abaixo dos então quase 2 bilhões de usuários do Facebook.

Mas o caminho do Google não teve apenas acertos – de redes sociais abandonadas a mundos virtuais ao estilo de Second Life, o Google teve uma série de produtos que foram descontinuados ou que nunca se tornaram realmente populares.

Google Glass

Um dos primeiros dispositivos vestíveis, o Google Glass foi apresentado em 2013 e logo atraiu a atenção de usuários e empresas. 

Por trazer uma câmera integrada, no entanto, logo questionamentos sobre segurança e privacidade foram levantados contra o óculos. Não ajudou o alto preço do produto, que chegou ao mercado por US$ 1,5 mil. 

O Google Glass ganhou uma sobrevida com um novo lançamento focado em empresas, mais teve seu modelo focado em usuários finais descontinuado em 2015.

Dan Leveille

Google Wave

Mais uma das apostas do Google em redes sociais, o Wave trazia diferentes funcionalidades que o tornava uma espécie de serviço de e-mail, com mensagens instantâneas e fórum. 

O produto foi anunciado em maio de 2009, durante o Google I/O e foi bem recebido nos primeiros meses. Seu uso não decolou, no entanto, e o serviço foi encerrado em agosto de 2010.

 

Confira abaixo a lista com cinco flops que marcaram a companhia:

Google Lively

Lançado em 2008, o Lively foi um ambiente virtual no qual usuários podiam interagir usando avatares animados, conversando e compartilhando conteúdos através do YouTube, Picasa e Google Photos

O serviço chegou a ser comparado ao mundo virtual do Second Life, mas só podia ser acessado através de navegadores Internet Explorer e Firefox no Windows XP e Vista

O serviço durou pouco mais de quatro meses no ar e foi encerrado em dezembro de 2008.