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Comissão australiana classifica loot boxes como jogos de azar

Órgão do estado de Victoria mostrou preocupação com possível impacto do sistema sobre pessoas vulneráveis, como menores de idade

Por Rafael Romer 23.11.2017 07H36

Em mais uma decisão que segue toda a polêmica gerada pelas loot boxes de Star Wars Battlefront II, a comissão de regulação de jogos de azar e álcool do estado de Victoria (VCGLR), da Austrália, definiu o sistema como uma prática de jogo de azar.

A VCGLR foi consultada sobre o tema por um usuário do Reddit e indicou que o aspecto “pay to win” do sistema do jogo poderia ser classificado como predatório.

A ideia de que a progressão genuína em um jogo pode depender do resultado de um gerador de números aleatórios está em desacordo com apostas responsáveis e com os objetivos de nossos atos”, indicou o analista da divisão de compliance da VCGLR, Jarrod Wolfe (via VG 247).

Mais importante ainda, a normalização de apostas e mecânicas voltada para pessoas vulneráveis (menores de idade), não é apenas moralmente reprovável, mas também é legalmente questionável”, adicionou.

Apesar de não ter papel regulador no país, a comissão pode investigar e aconselhar autoridades australianas sobre a legalidade deste tipo de prática, o que tem potencial de trazer esse debate para a esfera de governo de ainda mais uma região.

Nesta semana, o governo belga já discutiu o caso, assim como um deputado americano pediu por sua investigação.

A polêmica das microtransações com loot boxes atingiu o auge nas últimas semanas com Star Wars: Battlefront II. Depois dos jogadores descobrirem que levariam quase 40 horas para desbloquear os heróis mais fortes, a EA tentou reverter o caso diminuindo o preço dos heróis e desativando o sistema do seu jogo temporariamente. Isso não impediu, no entanto, que o tópico fosse o mais negativo já registrado no Reddit e despertasse o interesse das autoridades.