Nintendo   Xbox   Playstation   Pc   Social

GTA: Edição definitiva de San Andreas não tem co-op

Jogo da Rockstar deixou a opção de lado por algum motivo

Por Diego Lima 11.11.2021 20H36

Quase todos os jogadores que cresceram nos anos 2000 com acesso a um console tiveram alguma história com Grand Theft Auto: San Andreas. Uma fuga épica da polícia. Códigos sendo acionados ao mesmo tempo para causar o caos na cidade. O título da Rockstar oferecia muitas, mas muitas possibilidades.

Parte da adrenalina, entretanto, se limitará às memórias. Afinal, as novas versões de GTA III, Vice City e San Andreas não trouxeram de volta, necessariamente, tudo o que tornava os games anteriores tão impressionantes. Alterações foram feitas. Mais do que isso: remoções deixaram uma marca... Afinal, o que é Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition?

As texturas estão melhores. Mesmo que os modelos de personagem continuem um tanto desproporcionais — uma escolha proposital da Rockstar para manter fidelidade aos jogos originais —, não há como negar o avanço notável na resolução e nos efeitos de iluminação. San Andreas, especificamente, está literalmente igual em todos os sentidos, com exceção de detalhes como NPCs específicos.

Muitos jogadores se sentiram frustrados com o fato de que as melhorias parecem ter vindo pela metade e eles têm o direito de se sentir assim. A comunicação da Rockstar não foi transparente o bastante para que as expectativas estivessem de acordo com o produto em desenvolvimento.

Aí entra um questionamento: por que seguir por esse caminho tão mais confuso quando se pode simplesmente propor algo objetivo? Por que fazer uma "pseudoremasterização" em vez de uma remasterização de fato? Por que mesclar o velho e o novo em vez de melhorar 100% da jogabilidade e do visual?

Não há motivo para preservar a corridinha estranha do CJ. Não há motivo para preservar NPCs repetidos aos montes em todas as ruas. Pior ainda: não há coerência em se dizer fiel à obra original e remover conteúdos tão importantes para tantas pessoas.

Como você deve ter percebido pelo título deste texto, GTA: San Andreas deixou de contar com o modo cooperativo local. É impossível dizer quantos jogadores realmente se preocupavam com essa opção, mas parece uma decisão tão sem sentido simplesmente abandonar essa parcela da comunidade, por menor que seja.

San Andreas era especial para milhões de pessoas por milhões de motivos. Quanto mais delas fossem contempladas com esse relançamento histórico, melhor seria. Contudo, levando em consideração todas as barreiras apontadas por jogadores do mundo todo, parece que nada disponível atualmente estará à altura de nossas memórias.

Você não sabia?! As versões antigas de GTA: The Trilogy deixaram de ser comercializadas. Portanto, tudo o que temos agora são os jogos da coletânea definitiva. Então, ou novos jogadores se adequam a essa realidade ou terão de largar os clássicos que fizeram GTA se tornar o que se tornou.

É óbvio que continuarei jogando Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition, porque sou completamente apaixonado pelos jogos da franquia lançados no PlayStation 2. Mesmo que não sejam exatamente os games que eu havia imaginado, eles ainda trazem melhorias fundamentais — todos os elementos dos cenários são carregados a tempo, por exemplo, não é preciso se preocupar com árvores surgindo de repente.

Ao mesmo tempo, fica aquele gosto amargo. Pensei que eu poderia jogar com amigos e familiares localmente ou pegar um carro e sair voando (carros não voam na nova versão) com ele, mas essas possibilidades permanecerão presas em minhas memórias.