God of War: A maior estrela do jogo não é Kratos nem Atreus

A primeira batalha contra Baldur continua sendo inacreditável

Por Diego Lima 14.01.2022 16H00

O começo de God of War (2018) é, no mínimo, impactante. Do momento em que Kratos derruba aquela primeira árvore até o confronto contra Baldur, o que vemos é um show de genialidade cinematográfica, com transições extremamente suaves entre cenas nas quais somos espectadores passivos e trechos interativos, de fato.

São poucos os jogos que traçam um limite tão imperceptível entre gameplay e contemplação. Estamos constantemente presos à realidade construída pelo estúdio Santa Monica — e isso não se deve apenas aos incríveis personagens em cena, mas também à genial direção de absolutamente todos os aspectos dos primeiros minutos.

Conforme avançamos na história, é evidente que surgem alguns momentos menos brilhantes. Ainda assim, o começo é fundamental para que jogadores se sintam dispostos a investir cada vez mais tempo na jornada de Kratos e Atreus. E, por mais interessantes que esses dois personagens sejam, a grandiosidade deles só é tão notável por causa da verdadeira estrela desse game: a câmera.

Durante boa parte do tempo, God of War parece um plano sequência infinito, no qual nossos personagens são vistos por diferentes ângulos que contribuem para despertar as sensações exigidas a cada momento. Quando Kratos precisa parecer um protetor intocável, capaz de superar qualquer desafio, ou Atreus tem de parecer mais vulnerável, o trabalho de câmera feito em torno de ambos é simplesmente fenomenal.

Talvez o auge dessa técnica seja, ali nos momentos iniciais, a batalha fenomenal entre Kratos e Baldur, na qual dois deuses trocam socos no maior estilo Dragon Ball Z e vemos transições inacreditavelmente orgânicas entre cenas já pré-programadas e o confronto, de fato. Até o lançamento do jogo para PC, isso nunca havia sido tão nítido, pelo menos do meu ponto de vista.

Inclusive, se você está na dúvida sobre a versão de PC de God of War, confira este texto do The Enemy em que falamos justamente sobre isso. Surpreendentemente (ou não), parece que God of War até melhorou com o tempo.