Nintendo   Xbox   Playstation   Pc   Social

Dragon Ball: O que levou a Bandai Namco a criar The Breakers

O produtor Ryosuke Hara conversou com o The Enemy

Por Diego Lima 05.01.2022 14H42

Dragon Ball: The Breakers é uma aposta ambiciosa e ousada da Bandai Namco. Deixando as lutas e jogos de aventura no passado, a empresa decidiu inovar com um jogo que coloca vilões extremamente poderosos contra cidadãos comuns, no estilo que conhecemos como multiplayer assimétrico. Dead by Daylight talvez seja o exemplo mais conhecido do gênero.

Afinal, o que levou a Bandai Namco a seguir por esse caminho? Há quanto tempo o título está em desenvolvimento? Como justificar a possibilidade de sobrevivência dos cidadãos sem poder algum? Bom, essas e outras perguntas foram respondidas pelo produtor Ryosuke Hara em entrevista ao The Enemy.

Ryosuke Hara, produtor de Dragon Ball: The Breakers.

Entrevista com Ryosuke Hara

P: Já vimos diversos tipos de jogos de Dragon Ball. O que motivou a empresa a seguir por esse caminho do multiplayer assimétrico, algo que se tornou bastante conhecido, principalmente, por jogos de terror, como Dead by Daylight?

R: A maioria dos jogos de Dragon Ball apresenta batalhas entre personagens que possuem poderes extremos. No entanto, queríamos nos desafiar e oferecer uma nova experiência por meio da franquia Dragon Ball, portanto, criamos Dragon Ball: The Breakers, que se concentra na grande diferença de poder entre super-humanos (Invasor) e seres humanos normais (Sobreviventes), o que geralmente não era destacado em jogos anteriores. E pensamos que um jogo assimétrico seria a combinação perfeita para incorporar esse conceito à jogabilidade real.

Em termos de narrativa, há uma justificativa para o fato de que esses vilões extremamente poderosos não podem simplesmente encontrar o ki das vítimas e matá-las sem qualquer dificuldade?

Você tem um ponto muito bom aqui. Na verdade, o Invasor tem uma habilidade chamada "Detecção de Ki", que permite que ele cace os Sobreviventes. No entanto, ao mesmo tempo, os Sobreviventes também têm habilidades que permitem esconder seu Ki dos Raiders, então, é assim que tentamos equilibrar o jogo sem ignorar o contexto de Dragon Ball.

Pelos trailers, parece que existirão skins para personagens conhecidos, como Bulma e Oolong, bem como personagens originais. Correto? Veremos mais personagens conhecidos da Terra? Talvez o Sr. Satan?

Sobreviventes são civis comuns que não têm superpoderes como Goku e outros personagens da franquia Dragon Ball. Oolong e Bulma estarão disponíveis como skins de Sobrevivente. Mais skins de Sobrevivente estão planejadas para serem adicionadas no futuro, portanto, fique atento para mais atualizações.

Quando surgiu essa ideia? O jogo está em desenvolvimento há muito tempo?

Incluindo o período conceitual, diria que o jogo está em desenvolvimento há cerca de 3 anos.

Parece que toda grande franquia está procurando um jogo online que possa ser lucrativo no longo prazo. A insistência da Square Enix em Final Fantasy XIV é talvez o exemplo mais óbvio disso. A Bandai espera que Dragon Ball: The Breakers se torne um jogo lucrativo no longo prazo também?

Não vou falar de lucro aqui, mas Dragon Ball: The Breakers é definitivamente um jogo que esperamos que os usuários continuem aproveitando no longo prazo.

Dragon Ball: The Breakers será lançado para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC em 2022.