RPG de mesa online: saiba como jogar sem sair de casa

Apps permitem chat, rolagem de dados e outras ferramentas para jogar RPG à distância

Por Pablo Raphael 22.04.2020 13H49

Já vai longe o tempo em que jogar RPG exigia a presença de todos os jogadores reunidos em torno de uma mesa. Jogadores veteranos se lembram com carinho das partidas jogadas por email e, mais ainda, em fóruns na internet. Hoje, com a popularização das lives e a necessidade de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, jogar RPG de mesa à distância é a única maneira sadia de manter o hobbie ativo e não colocar a saúde de ninguém em risco.

Como o RPG é um jogo que acontece principalmente no teatro da mente dos participantes, qualquer aplicativo de bate-papo com voz e chat em grupo pode ser usado para as sessões de jogo. Cada jogador pode preencher sua ficha de personagem em casa e enviar por foto (ou em PDF) para o Mestre do jogo. Não faltam opções de chat em vídeo, como Skype, Google Hangouts eDiscord, bem conhecidos dos jogadores de videogame.

Discord/Divulgação

Desses, o Discord é o mais indicado: o Mestre pode criar canais separados para enviar mensagens para jogadores específicos, ou para publicar imagens que ilustram um NPC ou encontro. Também há bots de música para quem gosta de incluir trilhas sonoras em suas aventuras.

As rolagens de dados podem ser feitas em casa e mostradas no vídeo ou através de aplicativos de rolagem de dados - existem aos montes para celular, desde os primórdios dos smartphones.

Google/Divulgação

O próprio Google oferece um rolador básico e intuitivo com todos os formatos de dados típicos de RPG. O site da Wizards of the Coast (Dungeons & Dragons) tem um rolador de dados digital prático e simples de usar. O Discord tem bots de dados que podem ser integrados às partidas: o Sidekick é uma boa opção e pode ser instalado através deste link.

Essa maneira acima seria a forma mais simples de jogar RPG de mesa online, mas vamos combinar, tem lá suas desvantagens, principalmente para quem quer usar mapas e miniaturas, e para a troca de informação entre o mestre e os jogadores, como ao tirar uma dúvida sobre o funcionamento de uma magia ou na distribuição de pontos ao subir de nível. Para resolver esses e outros problemas, existe a plataforma Roll20.

Roll20/Reprodução

Bem conhecida por quem assiste lives de RPG e já joga a distância, o Roll20 é um pouco intimidador num primeiro contato, principalmente para quem vai mestrar. A plataforma traz muitas opções de personalização e abrange uma grande quantidade de sistemas de jogo: desde várias edições de D&D, Call of Cthulhu e Pathfinder até sistemas como os brasileiros Tagmar e Tormenta.

Uma vez que você escolhe o que quer jogar, o Roll20 permite criar e modificar fichas de personagem online, e o mestre pode incluir mapas, músicas, miniaturas, decidir o que os jogadores estão vendo ou não conforme avançam em uma dungeon, entre outras opções. Também é muito prático na hora de rolar dados: clique na habilidade, magia ou arma que vai usar, por exemplo, e o Roll20 faz a rolagem na tela, já com todos os modificadores calculados. É possível consultar regras do sistema em um arquivo SRD (documento de referência) e até manter o chat em áudio e/ou vídeo por ali - mas recomendo usar outro app, como o Discord, para isso.

Outro aspecto interessante: há várias aventuras prontas e suplementos de jogo oficiais que são distribuídos em formato digital e com acessórios para usar no Roll20. Alguns itens são gratuitos, outros podem ser adquiridos no Marketplace da plataforma, incluindo miniaturas, mapas e aventuras prontas para jogar.

Roll20/Reprodução

O Roll20 tem vários tutoriais para ajudar mestres iniciantes - sejam novatos no hobbie ou em sua versão digital - a montar suas primeiras aventuras e tirar dúvidas dos jogadores. Como disse antes, parece intimidados, mas para quem gosta de criar suas masmorras e planejar sessões de jogo em detalhe, é também muito viciante.

Há também a opção de criar seu jogo e abrir para jogadores aleatórios, ou procurar jogos abertos. É uma forma de introduzir novos jogadores ao RPG de mesa e também de encontrar um grupo caso você não tenha conhecidos que já joguem.

Jamb

A maior vantagem do Roll20 sobre outras plataformas similares, como oFantasy Grounds e o D20Pro é que ele está disponível em duas versões: paga e gratuita. Os concorrentes são todos pagos e mais complexos de usar. A versão gratuita do Roll20 é muito completa e geralmente é tudo o que os grupos de jogo precisam. Grupos mais dedicados podem assinar a versão paga em duas modalidades de assinatura nada baratas em tempos de dólar nas alturas - US$ 50 e US$ 100 ao ano - ganhando acesso a recursos extras e dando uma força para os desenvolvedores.

Outra vantagem do Roll20 é que, se o grupo estiver afim, vocês podem transmitir com facilidade suas partidas de jogo pela Twitch ou outras plataformas de livestreaming. Quem sabe não nasce aí o próximo Critical Role ou Guilda do Macaco?