Retro   Pc   Playstation   Xbox   Nintendo

Veja a evolução dos principais jogos da série Spyro the Dragon

Clássico herói ganha coletânea remasterizada em setembro para PS4 e Xbox One

Por Claudio Prandoni 10.04.2018 17H05

Após muito rumores, enfim foi anunciada oficialmente a coletânea Spyro Reignited Trilogy, que reimagina as primeiras aventuras do dragãozinho roxo e chega em 21 de setembro para PlayStation 4 e Xbox One.

Apesar do longo sumiço, Spyro possui uma longa lista de jogos desde que apareceu pela primeira vez em 1998, no primeiro PlayStation. Relembramos abaixo os principais games do personagem.

Spyro the Dragon

O primeiro game do herói saiu em 1998 e apresentava coloridos cenários tridimensionais para explorar livremente, algo ainda raro na época para o console da Sony - especialmente com controles de qualidade.

Skylanders: Spyro's Adventure

Após uma breve pausa, Spyro serviu de 'embaixador' para a estreia da série Skylanders, que lançou a febre dos brinquedos que interagem com games. O jogo saiu em 2011 para Wii, PS3, Xbox 360, 3DS e computador (e para Wii U apenas no Japão).

Ripto's Rage!

Lançado em 1999 para o primeiro PlayStation, o segundo game do dragão apostou no 'maior e melhor', com habilidades inéditas e gráficos melhorados em relação ao título anterior.

The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon

O episódio final da trilogia reboot de Spyro chegou em 2008 para várias plataformas: PlayStation 2, PS3, Xbox 360, Wii e até Nintendo DS. Spyro ganhou a habilidade de voar a qualquer momento e há também a estreia de um modo cooperativo, em que outro jogador pode controlar a dragão Cynder.

Year of the Dragon

Para fechar a trilogia original no PSone, Year of the Dragon chegou em 2000 com gráficos mais bonitos e diversos novos minigames e personagens para controlar.

The Legend of Spyro: The Eternal Night

Sequência direta de A New Beginning, o novo título saiu em 2007 e deu a Spyro o poder de manipular o tempo, útil para resolver alguns dos puzzles. Ainda assim, o foco permaneceu maior nos combates. Foi também a estreia da série no Wii.

Season of Ice

Já em 2001, Spyro saiu dos consoles caseiros e explorou o portátil Game Boy Advance em uma aventura que adotou gráficos isométricos para apresentar as aventuras do personagem - o único que podia ser controlado pelo jogador.

The Legend of Spyro: A New Beginning

O primeiro reboot do personagem veio em 2006 com um ousado projeto, que envolvia até a ideia de criar um filme em computação gráfica. Spyro é dublado pelo ator Elijah Wood (o Frodo, de Senhor dos Aneis) e outros nomes conhecidos marcam presença, como David Spade e Gary Oldman, em uma aventura que focou mais combates do que exploração.

Season of Flame

A sequência de Season of Ice manteve a série no portátil Game Boy Advance, mas com melhorias. Season of Flame permite controlar novamente outros personagens além de Spyro, como a canguru Sheila (aí na imagem).

Shadow Legacy

A estreia de Spyro no portátil Nintendo DS foi com um pitoresco RPG cheio de ação e magia. A canetinha stylus podia ser usada na tela de toque para criar feitiços.

Enter the Dragonfly

Spyro voltou aos consoles em 2002 com este título que apareceu tanto no PlayStation 2 quanto no GameCube - mas passa longe, bem longe, de ser uma boa aventura do personagem...

A Hero's Tail

Além de aparecer no PS2 e GameCube, esta jornada marcou também a estreia de Spyro no primeiro Xbox. Spyro divide o palco com mais cinco personagens em uma batalha contra o Red Dragon.

Attack of the Rhynocs

Em mais uma aventura portátil no GBA, lançada em 2003, Spyro divide os holofotes com mais dois colegas (Agent 9 e Sgt. Byrd). Attack of the Rhynocs repete a visão isométrica e introduz elementos leves de RPG, como habilidades que podem ser melhoradas.

Orange: The Cortex Conspiracy

Lançado em 2004 no Game Boy Advance, Cortex Conspiracy faz par com Purple: Ripto's Rampage, uma aventura estrelada por ninguém menos que Crash Bandicoot. Elementos das duas séries aparecem no game, que também abandona a visão isométrica em prol de um estilo de jogo 2D mais tradicional.