Retro   Pc   Playstation   Xbox

Star Wars: O jogo de A Vingança dos Sith é muito subestimado

Aquela luta entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker era tão boa

Por Diego Lima 04.05.2022 17H44

A era protagonizada por PlayStation 2, Xbox e Nintendo GameCube comprovou algo importante: jogos oficiais de filmes, no geral, são terríveis. Apesar de alguns poucos exemplos positivos, como Spider-Man 2 e Star Wars III: Revenge of the Sith, majoritariamente, essas adaptações eram injustificavelmente ruins.

LEIA MAIS

Em pleno 4 de maio, tido como o dia de Star Wars, surge uma oportunidade rara: a de defender um dos jogos mais subestimados na história da franquia: Revenge of the Sith. Sim. O jogo oficial do terceiro filme.

LucasArts.

Fãs de Star Wars, provavelmente, concordam que a segunda trilogia cinematográfica não foi, necessariamente, marcada por bons momentos. Contudo, o terceiro filme, especificamente, ainda cativou uma série de espectadores graças aos duelos com sabres de luz de altíssimo nível.

Trazendo cenas do filme intercaladas com trechos de gameplay, em vez de simplesmente cenas em CG intercaladas com jogabilidade, Star Wars III: Revenge of the Sith era, sim, uma adaptação direta do filme homônimo e uma expansão em relação à história original.

LucasArts.

Durante a maior parte do tempo, exceto pelos dois possíveis finais, jogadores acompanham fielmente a história do terceiro filme cronológico (sexto pela ordem de lançamento). Contudo, para dar aquele gosto a mais que os games exigem, algumas cenas específicas foram bastante estendidas.

No confronto entre Anakin Skywalker e Mace Windu, por exemplo, o que antes havia sido um simples movimento do jovem padawan para arrancar o braço do mestre jedi se transforma em uma extensa luta com mais alguns bons minutos de duração. O mesmo vale para Anakin destruindo a ordem jedi por dentro, lutando contra inúmeros guerreiros ao mesmo tempo. Tudo com nível bem satisfatório em termos de mecânica e visual.

LucasArts.

Quando você se cansava de jogar a história, ainda era possível aproveitar o modo luta, com diferentes personagens além de Obi-Wan e Anakin. Não eram os combates mais memoráveis do mundo, mas quebravam o galho.

Olhando em retrospecto, Revenge of the Sith pude ter sido um dos jogos de Star Wars com os quais mais passei tempo, atrás apenas de Battlefront II (o clássico, por favor) e Jedi Power Battles, que merece um artigo próprio.

LucasArts.

Por mais dura que tenha sido a vida dos fãs de Star Wars no passado recente, com produtos bastante questionáveis em todos os formatos de mídia imagináveis, existiram excelentes momentos da série nos jogos.

Neste 4 de maio, pouco após eu ter rejogado Revenge of the Sith inteiro, não havia como deixar de falar a respeito. Que a Força esteja com quem quer que se lembre afetuosamente desse clássico de Star Wars nos games.