Speedrunner bate recorde de Super Mario Bros. por um frame

A marca foi conquistada na categoria Tool-Assisted, onde o computador executa uma série de comandos pré-programados

Por Breno Deolindo 02.05.2019 14H37

Depois de alguns anos, um speedrunner conseguiu melhorar o tempo necessário para zerar Super Mario Bros. Na categoria Tool-Assisted, o speedrunner Maru370 conseguiu o tempo de 4 minutos 54 segundos e 26 centésimos, melhorando a antiga marca por apenas um frame, graças a um pequeno ajuste na última fase do jogo.

Vale ressaltar que, na categoria Tool-Assisted, não são mãos humanas que estão controlando Mario, e sim uma sequência de programação que dá todos os comandos para o jogo. Ainda assim, as regras requerem que todos os comandos sejam possíveis para um humano realizar - evitando um truque que aumenta a velocidade de Mario ao apertar os direcionais esquerdo e direito simultaneamente.

No blog Speedrun.com, o usuário explica sua conquista, dizendo que a melhoria vem de uma das salas de "turnaround", onde Mario precisa passar novamente por um cano que já passou, permitindo que ele continue.

Ele ainda afirma que é possível diminuir ainda mais o tempo de outras fases, mas isso não faria diferença alguma para o recorde final, já que o tempo de carregamento entre uma fase e outra anularia essa melhora, pelas regras dos speedrunners.