Nintendo   Xbox   Playstation   Pc   Retro

Além da telona: conheça as variadas séries animadas de Sonic the Hedgehog

Muito antes de uma adaptação em live-action com Jim Carrey e James Marsden, o ouriço azul já embarcou em muitas aventuras animadas

Por Jessica Pinheiro 11.02.2020 19H00

Sonic: O Filme, a adaptação live-action do ouriço azul mais veloz dos videogames estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas brasileiros, mas ainda antes do Borrão Azul chegar às telonas, ele já invadiu as telinhas dos fãs, seja em séries ou longa-metragens animados.

Na lista que você confere logo abaixo, reunimos as principais adaptações de Sonic, focando especialmente nas séries e filmes animados, portanto, nada de quadrinhos e mangás desta vez - até porque, o universo expandido (impresso) de Sonic the Hedgehog é enorme.

Sem mais delongas, confira outras adaptações animadas de Sonic:

Adventures of Sonic the Hedgehog (1993)

Foi o primeiro desenho baseado em Sonic, produzido pela DiC Entertainment L.P. e contou com 65 episódios. A animação era bem infantil, mas com muita comédia e situações absurdas. 

Era situado no planeta Mobius e trazia a raposa Miles “Tails” Prower, além do ouriço azul. O Dr. Ivo Robotnik e seus seguidores, Scratch, Grounder e Coconuts, também apareciam com frequência.

No Brasil, Adventures of Sonic the Hedgehog foi parcialmente exibido na Rede Globo em 1996 (apenas os 22 primeiros episódios e o especial de Natal, que contava com participação da Princesa Sally).

Sonic the Hedgehog (1993)

Esta série animada é mais conhecida como Sonic Saturday AM ou Sonic SatAM. Também foi produzida pela DiC Entertainment e tinha apenas 26 episódios.

Na história, Sonic o Ouriço e o grupo rebelde conhecido como Lutadores da Liberdade precisavam impedir que o maléfico Dr. Robotnik dominasse a cidade de Mobotrópolis com seus robôs.

A resistência era liderada pela Princesa Sally, mas havia ainda o atrapalhado Antoine; a metade coelho e metade robô Bunnie; e claro, o fiel escudeiro Tails.

Sonic SatAM fez tanto sucesso que, posteriormente, acabou sendo transformada em uma saga em quadrinhos da editora Archie, continuando as aventuras da animação.

No Brasil, a animação foi lançada em VHS em 1994 e 1995, e exibida no SBT entre 1999 e 2002.

Sonic Underground (1999)

Também foi produzida pela DiC Entertainment, além do Les Studios Tex e TF1 e contou com 40 episódios. Nesta animação, Sonic e seus irmãos, Sônia e Manic, ao lado de Knuckles the Echidna e outros personagens, lutavam novamente contra o Dr. Robotnik e seus capangas, Sleet e Dingo. Todos os episódios tinham uma música única. A série animada foi exibida no Brasil pelo SBT e pelo Disney Channel.

Sonic X (2003)

Este anime baseado na franquia do ouriço azul foi criado pela TMS Entertainment e contou com 78 episódios, divididos em 3 temporadas. Na história, Sonic e seus amigos (Tails, Knuckles, Amy Rose, Shadow the Hedgehog, dentre outros) são transportados de seu planeta para a Terra após uma luta contra o Dr. Robotnik. 

O enredo é bastante inspirado na saga Sonic Adventure dos jogos do Borrão Azul e conta com vários elementos vistos nos games mais modernos do Sonic. A animação sofreu censura pelas mãos da 4Kids Entertainment.

No Brasil, o anime foi exibido pela Jetix e também foi transmitido na Fox Kids e na Rede Globo. Atualmente, está disponível em serviços de streaming como Amazon Prime Video e Netflix.

Sonic Boom (2017)

Se trata de uma série de animação em 3D produzida pela OuiDo! Productions, Technicolor Animation Productions e Sega of America Inc., em colaboração com os estúdios franceses Lagardère Thématiques e Jeunesse TV.

A história segue as aventuras de Sonic, Tails, Knuckles, Amy e a nova personagem Sticks the Badger, após as aventuras nos jogos da saga Sonic Boom. São 104 episódios de curta duração(cerca de 10 minutos) com humor refinado e excelente trabalho de dublagem. Atualmente, a série animada está disponível na Netflix.

Sonic Christmas Blast (1996)

É o especial de Natal de Adventures of Sonic the Hedgehog. Também produzido pela DiC Entertainment. A história mostra Sonic, Tails e a Princesa Sally tentando impedir que o Dr. Robotnik tome o lugar do Papai Noel, após sequestrá-lo. O ouriço azul e seus amigos devem apenas salvar a entidade natalina e também os festejos e as tradições da época.

DiC Entertainment/Reprodução

Sonic the Hedgehog: The Movie (1996)

Este anime em formato Original Video Animation (OVA) foi produzido pelo Studio Pierrot e pela General Entertainment Co., Ltd., e lançado em duas fitas VHS de aproximadamente 30 minutos. Os títulos dos dois episódios especiais são “Journey to Eggmanland” e “Sonic vs. Metal Sonic!!”.

A animação conta até mesmo com uma música tema original chamada “Look-a-like” (confira no vídeo acima) e a história é vagamente baseada no game Sonic CD - apesar de personagens originais aparecerem, e Knuckles e Hyper Metal Sonic também aparecerem e terem importância.

Sonic: Night of the Werehog (2008)

Uma animação 3D para o YouTube com menos diálogos e mais focada em comédia. Foi produzida pela Sega e lançada em comemoração a chegada do game Sonic Unleashed. Por conta disso, o curta animado conta com a participação de Sonic e de seu companheiro Chip, entrando em uma mansão assombrada.

Sonic Mania Adventures (2018)

Esta animação 2D foi lançada no YouTube em comemoração à chegada de Sonic Mania. Foi produzida pela Sega e pela Neko Productions e dirigida e escrita por Tyson Hesse, que contribuiu para os quadrinhos da Archie e outras publicações impressas do ouriço azul, além de ter trabalhado na animação de Sonic Mania e ter sido o principal designer do filme live-action.

Sonic Mania Adventures mostra Sonic, Tails, Knuckles e todos os demais personagens em eventos pós-Sonic Mania. A animação não conta com diálogos e a duração dos episódios é bastante curta, oferecendo bastante humor e referências.

Team Sonic Racing Overdrive (2019)

Pegando carona em Sonic Mania Adventures, o Team Sonic Racing Overdrive também é uma animação 2D lançada no YouTube, usada para promover o game Team Sonic Racing.

Foi produzido pela Sega e pela Neko Productions também, com produção de Yukio Kusumoto, direção de Tyson Hesse e trilha sonora de Jun Senoue - que trabalhou na composição de diversos jogos da franquia do ouriço azul.

Os episódios também são curtos e não possuem diálogo, contando com bastante humor, referências e personagens jogáveis do game.

Chao In Space (2019)

Foi a última animação 2D lançada no YouTube, baseada em Sonic. Produzida pela Sega e dirigida por Tyson Hesse novamente, o episódio especial de Natal é inspirado nas criaturinhas Chao, que apareceram em Sonic Adventure 1 e Sonic Adventure 2