Retro   Pc   Playstation   Xbox   Nintendo

Sonic 2: 13 referências do filme aos jogos

Knuckles e Tails foram adições fundamentais

Por Diego Lima 09.04.2022 16H00

Com a chegada de Sonic 2 — O Filme, é natural que fãs dos jogos se perguntem a respeito das referências existentes nesta nova aventura, que envolve também Tails e Knuckles.

Na lista abaixo, o The Enemy traz 13 referências aos jogos de Sonic que você pode ter perdido (ou até visto, mas sem muita certeza se era aquilo mesmo). Vamos lá:

Escorregadores de água

Algumas das fases aquáticas dos jogos do Sonic são marcadas pela presença de muitos escorregadores de água em que o ouriço faz uma expressão assustada e desliza na diagonal para baixo (da esquerda para a direita e vice-versa).

É exatamente assim que ele chega no templo da Esmeralda Mestre: totalmente desgovernado, caindo por escorregadores de água mostrados numa perspectiva 2D.

TecToy.

Sonic e água não se misturam

Trocadilhos ruins à parte, é fato que aquela fase da água presente no primeiro Sonic the Hedgehog pode ser extremamente desafiadora para jogadores novatos.

No segundo filme, Sonic diz mais de uma vez que não sabe nadar. Pensando nos jogos clássicos, é fato que ele costuma precisar de plataformas para não morrer afogado.

Inclusive, o filme faz referência direta a uma mecânica dos jogos, que são as bolhas de ar usadas para prolongar em segurança o tempo que o mascote passa submerso.

Enquanto tenta salvar Knuckles, Sonic puxa uma bolha de ar com a boca para aguentar ficar mais tempo debaixo d'água. No cinema, as reações de quem entendeu aquela referência eram bem fáceis de ouvir.

SEGA.

O avião de Tails

Milagrosamente, a raposa de duas caudas constrói um avião vermelho em Sonic 2 — O Filme. Sim, o mesmo avião que conhecemos como Tornado.

Ninguém sabe como Tails conseguiu fazer isso tão rápido, sendo que pouco tempo antes da destruição do templo em que estava a Esmeralda Mestre ele estava desmaiado.

De qualquer forma, o Tornado está no filme e chega até mesmo a ser destruído por Robotnik. Que descanse em paz.

SEGA.

Miles Electric

Além do avião, Tails está constantemente em posse, durante o filme, de um pequeno dispositivo amarelo que ele usa para encontrar pessoas e até traduzir idiomas, embora a segunda função nem sempre seja tão precisa.

Nos jogos, ele usa algo muito similar: o dispositivo Miles Electric, que serva para comunicação por vídeo, detecção de seres vivos e mais uma série de coisas.

SEGA.

Rivalidade histórica

Knuckles e Sonic também se tornam rivais amigáveis no filme. Lá no final, vemos que o Echidna vermelho se tornou amigo dos demais, mas ainda quer ser o melhor em tudo o que pode.

Aliás, tanto nos jogos quanto no segundo filme, Robotnik é o responsável por gerar certa tensão entre os dois.

No filme, entretanto, a raiva de Knuckles é motivada pela extinção da tribo dele. Nos jogos, ele é convencido de que Sonic quer roubar a Jóia Mestre, sem toda a parte da tribo sendo dizimada.

SEGA.

Escalada de Knuckles

Não bastasse o atrito já tradicional entre Sonic e Knuckles, a habilidade especial de escalada do Echidna aparece brevemente no segundo filme, quando Sonic e Tails jogam o carro em que estavam de um penhasco, na esperança de se livrar de Knuckles.

Naturalmente, não estamos falando de uma situação em que Knuckles escolheu escalar, simplesmente. Ainda assim, foi uma maneira interessante de inserir esse pequeno detalhe.

SEGA.

Mushroom Hill Zone

O primeiro planeta apresentado em Sonic 2 — O Filme é cheio de cogumelos.

As paisagens remetem, nitidamente, à Mushroom Hill Zone, de Sonic & Knuckles.

Nos filmes, entretanto, o local é conhecido apenas como Planeta Cogumelo.

SEGA.

Shadow the Hedgehog

Apresentado em Sonic Adventure 2, Shadow the Hedgehog está entre os principais personagens da série Sonic, embora isso se dê por bons, ruins e péssimos motivos.

Ainda não sabemos em qual direção os filmes vão seguir, mas é fato que a participação de Shadow nos jogos só piorou depois da primeira aparição dele.

SEGA.

Sanic

A comunidade de Sonic é conhecida por homenagens um tanto bizarras ao universo do mascote da SEGA.

Intencionais ou não, algumas dessas criações estranhíssimas inspiradas em Sonic se tornaram memes universais, como o Sanic.

Sanic é um desenho extremamente mal feito do Sonic que se tornou bastante conhecido na internet. Ao ponto de, no caso do filme, ele aparecer como um boneco gigante que Sonic usa para poder sair de casa escondido.

Reprodução.

Mean Bean

Existe um jogo de 1993 chamado Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine. Trata-se de uma versão alterada do clássico Puyo Puyo.

Sem novos títulos há algum tempo, pelo menos a subsérie serviu como referência para nomear o bar onde Rocha espera há tanto tempo pelo retorno de Robotnik: o bar Mean Bean.

TecToy.

Caixa de cartucho do Mega Drive

Muitos cartuchos do Mega Drive vinham em caixinhas bem específicas, com uma estampa quadriculada preta ou alternando entre preto e cinza.

Esse mesmo padrão visual é visto na capa do manual que Rocha precisa ler para saber como controlar o robô gigante de Robotnik ao final do filme.

Reprodução.

Super Sonic

Presente nos jogos desde o segundo game, lançado em 1992, o Super Sonic é uma versão "super saiyajin" do Sonic.

Nessa forma, o ouriço azul fica muito mais poderoso, como você pôde ver pelo filme.

E, sim. Nos jogos, é necessário ter todas as Esmeraldas do Caos para habilitar o Super Sonic.

SEGA.

O toque de celular

Se você não prestou atenção ou estava incerto, já que o mesmo trecho da música apenas se repete, o toque do celular de Tom quando Sonic liga para ele é a trilha sonora de Green Hill Zone, primeira fase do primeiro jogo do mascote da SEGA.

SEGA.