From Russia with Love: Quando Sean Connery foi James Bond pela última vez

Jogo de estúdio de Dead Space trouxe o lendário ator para uma chance final de reviver seu papel mais famoso

Por Victor Ferreira 31.10.2020 14H30

Neste sábado (31), Sir Sean Connery faleceu aos 90 anos, deixando para trás um dos grandes legados do cinema no Século XX.

Com uma carreira que se expandiu por mais de seis décadas, o ator ficou marcado por diversos papéis icônicos, de Henry Jones Sr. em Indiana Jones e a Última Cruzada e Juan Sánchez Villa-Lobos Ramírez em Highlander até Jim Malone em Os Intocáveis e William de Baskerville em O Nome da Rosa.

(E - é claro - Zed em Zardoz, cuja imagem mais famosa não será reproduzida neste texto em respeito a sua memória. Mas certamente será anexada)

Nenhum outro personagem, porém, o marcou tanto quanto aquele que o tornou famoso:

Houveram muitos depois (e até, curiosamente, um antes), mas ninguém definiu James Bond como um ícone pop da forma com que Connery o fez, com sua figura imponente e seu charme ajudando a definir a figura cinematográfica do agente secreto, capaz tanto de usar violência quanto sedução dependendo das circunstâncias.

A carreira de Connery é entrelaçada com 007, alcançando status de estrela internacional após O Satânico Dr. No, deixando o papel apenas para retornar em Diamantes são Eternos - substituindo seu substituto, George Lazenby -, até voltar a ser Bond de novo nos anos 1980 com o curioso Nunca Mais Outra Vez, que tecnicamente não faz parte da série principal.

E, em 2005, às vésperas de sua aposentadoria, ele acabou voltando novamente ao serviço secreto de sua majestade - desta vez, no mundo dos games.

Electronic Arts/Divulgação

James Bond 007: From Russia with Love é um jogo de 2005 lançado para PlayStation 2, Nintendo GameCube e Xbox, e como o próprio nome diz é baseado (um tanto livremente) em Moscou Contra 007, colocando o agente da MI6 contra uma misteriosa organização secreta.

Na época, os direitos da franquia no mundo dos games pertenciam à Electronic Arts, e a produção do jogo ficou a cargo do estúdio EA Redwood Shores, que no ano anterior lançou outro jogo de 007, Everything or Nothing - que contava com a presença de Pierce Brosnan (Bond), Judi Dench (M), John Cleese (Q) e tinha um vilão interpretado por Willem Dafoe.

(No futuro, o estúdio faria Dead Space e mudaria de nome para Visceral Studios antes de fechar as portas em 2017. Você pode conferir a história da produtora por aqui)

O gameplay do jogo seguia nos mesmos moldes de Everything of Nothing, sendo um jogo de tiro em terceira pessoa nos tempos pré-Gears of War, com mecânicas de trava de mira e tiro que eram aceitáveis na época, mas que hoje em dia envelheceram particularmente mal, como o vídeo abaixo demonstra.

O que chamava mais atenção ao jogo, porém, era como o jogo conseguiu recriar a estética dos filmes clássicos de 007 dos anos 1960, desde o visual do mundo até ambientes icônicos para fãs da franquia, incluindo o escritório de M e o laboratório de Q.

E, como cereja no bolo, o jogador controla um James Bond com o rosto e voz do ator que tornou o personagem um ícone.

Certamente há uma desconexão inicial ao ouvir a voz de um Connery de 75 anos saindo da boca de sua versão 4 décadas mais jovem, mas sua inclusão ajuda a situar o jogador na época do jogo e seu mundo.

O jogo também conta com diversas liberdades criativas em relação ao filme original, não podendo utilizar o nome da organização SPECTRE (alterada para OCTOPUS) e sem a presença do grande inimigo de Bond, Blofeld.

Além disso, o clímax é alterado, com Bond enfrentando Red Grant usando uma geringonça que, embora pareça mais com algo que você veria em um filme de Roger Moore, é provavelmente mais envolvente em termos de gameplay do que a batalha final do filme, em que a grande ameaça é uma senhora de idade usando uma faca no sapato.

E, é claro, o jetpack, que só apareceu no filme seguinte, 007 Contra a Chantagem Atômica, mas que a EA Redwood Shores sabiamente escolheu trazer para o jogo.

Porque é um jetpack.

Depois deste jogo, Sir Sean Connery participou de apenas mais um filme, a animação escocesa Sir Billi, antes de aproveitar o resto de sua aposentadoria de 2012 até seu falecimento em 2020.

No decorrer de sua carreira, Connery nunca quis ser definido apenas como James Bond, mas ao que tudo indica em seus últimos anos ele pareceu entrar em paz com a importância do papel no seu reconhecimento internacional como ator. Por sorte - e provavelmente um cachê considerável por parte da EA -, isso o fez com que ele voltasse a viver 007 como um de seus trabalhos, deixando sua marca no mundo dos games.