Pedaços de saudade: os jogos e filmes do universo expandido de Final Fantasy VII

Projeto Compilation of Final Fantasy VII expandiu a saga de Cloud Strife nos anos 2000

Por Claudio Prandoni 04.06.2019 21H33

As recentes novidades reveladas sobre o remake de Final Fantasy VII e a expectativa cada vez maior por mais detalhes sobre o game da Square Enix trazem à tona uma outra época não tão distante em que a produtora expandiu o universo do jogo.

O projeto Compilation of Final Fantasy VII apresentou a partir de 2004 vários jogos e outros produtos multimídia que acrescentaram mais detalhes ao que acontece antes e depois dos eventos do clássico RPG lançado originalmente para o primeiro PlayStation.

Relembramos abaixo os episódios marcantes desse projeto e ficamos na torcida para que referências a eles apareçam no remake de FF7.

Final Fantasy VII: Advent Children (2005)

Ponto central de toda a compilação e principal novidade, o filme longa-metragem em computação gráfica é continuação direta dos eventos do game e marca o retorno do vilão Sephiroth.

AC apresenta também novos visuais para os personagens principais da saga, incluindo um design que se tornou padrão em muitas aparições do herói Cloud.

O filme marca também uma nova investida da Square Enix no gênero após o fiasco tremendo de Final Fantasy: Spirits Within.

Divulgação

Before Crisis: Final Fantasy VII (2004)

Lançado para celulares apenas no Japão, ainda em uma era pré iPhone e Android. Dividido em capítulos lançados aos poucos, o game é um RPG de ação focado no grupo Turks, com agentes a serviço da empresa Shinra e que enfrenta o grupo de rebeldes Avalanche.

Montagem sobre imagens de divulgação

Last Order: Final Fantasy VII (2005)

Disponibilizado junto com edições especiais de Advent Children, trata-se de uma animação que mostra em detalhes o episódio da destruição da cidade Nibelheim, assim como a fuga de Zack e Cloud, que estão sendo perseguidos pela Shinra.

Divulgação

Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII (2006)

Conto mais distante em toda a linha do tempo de FFVII, a aventura estrelada por Vincent Valentine acontece depois dos eventos de Advent Children. Não só isso, o título de PlayStation 2 apresenta um esquema de tiro em terceira pessoa, gênero até então pouco explorado pela Square.

O final secreto resgata o vilão Genesis, um dos personagens mais antigos da saga, e abre caminhos para novas possibilidades nunca exploradas até hoje.

Divulgação

Crisis Core: Final Fantasy VII (2007)

Considerado por muitas pessoas como o melhor jogo de todo o projeto Compilation, o game exclusivo de PSP tem como herói Zack, personagem importante da história, especialmente para Cloud. Gráficos lindos dão vida a combates cheios de ação em um sistema que refina os elementos vistos anteriormente em Kingdom Hearts e a história emociona do início ao fim, apresentando novos personagens e dando mais profundidade às personalidades de figuras já conhecidas dos outros episódios.

Infelizmente, é um jogo que até hoje saiu oficialmente apenas em UMD (o disquinho de jogos do PSP) e nunca ganhou versão digital ou remasters.

Divulgação

On The Way to a Smile (2009)

O livro On The Way to a Smile compila diversos contos escritos por Kazushige Nojima, roteirista de Final Fantasy VII e também do filme Advent Children. Estes textos servem de prólogo para o longa-metragem, mostrando como estão alguns dos personagens após os eventos de FFVII.

Divulgação